Correio Braziliense, n. 21856, 18/01/2023. Política, p. 4

Líder do PT recorre ao STJ contra Zema

Guilherme Peixoto


Belo Horizonte — O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador mineiro Romeu Zema (Novo). A peça, protocolada na segunda-feira, questiona a declaração do gestor de que o Executivo federal fez “vista grossa” para os atos golpistas de 8 de janeiro, com a intenção de se fazer de vítima.

A ação movida por Lopes é assinada, também, por Zeca Dirceu (PR), que, a partir de fevereiro, vai substituí-lo como líder do PT na Câmara. Eles pedem que Zema aponte, de fato, as possíveis acusações presentes em sua declaração e apresente provas.

“Trata-se de uma afirmação torpe, reprovável, caluniosa, incompatível com a dignidade e com a estatura de quem governa um dos maiores e mais importantes estados da Federação, na medida em que, entre outras aleivosias, tenta responsabilizar as próprias vítimas do ataque, que teriam, por suas autoridades e comportamentos, feito ‘vista grossa’ para permitir e viabilizar o resultado criminoso ocorrido, na dimensão por todas conhecida”, enfatizam, na petição.

No documento, Lopes e Dirceu dizem que as declarações de Zema são “potencialmente ofensivas” a integrantes dos Poderes da República. Os radicais depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ao afirmar que o governo facilitou os ataques no DF para ‘se fazer de vítima’, o interpelado (Zema) faz reverberar criminosas e caluniosas invectivas contra diversas autoridades, inclusive contra os membros do Poder Legislativo, quando, na verdade, deveria estar, a todo momento, repudiando tais ataques e agindo para contribuir na identificação de todos os terroristas que se voltaram contra a sociedade brasileira e suas instituições democráticas”, apontam os deputados.

Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/index.php?id=/banca.php