O Globo, n. 27.465, 17/10/2008, O País, p. 12

 

Vladimir Herzog: menção honrosa para O GLOBO

 

Reportagem sobre doentes mentais nas ruas após o fim dos hospícios conquista prêmio

 

SÃO PAULO. Reportagem do GLOBO sobre o abandono dos doentes mentais no Brasil, da repórter Soraya Aggege, da sucursal de São Paulo, foi premiada ontem com menção honrosa no 30º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes do país. Com o título "Sem hospícios, morrem mais doentes mentais", a reportagem ganhou uma das menções honrosas na categoria jornal, vencida pela reportagem de Mário Magalhães e Joel Silva, da sucursal Rio da "Folha de S.Paulo", com "Os anti-heróis, o submundo da cana".

A reportagem do GLOBO sobre doentes mentais revela o que aconteceu no Brasil depois da era dos desumanos manicômios. Hospícios foram fechados, mas, em vez de oferecer tratamentos psiquiátricos modernos, os governos têm cortado, em média, R$2 bilhões por ano das verbas para doenças mentais. O resultado é uma legião de doentes, com fortes sofrimentos mentais, perdidos pelas ruas, vivendo sob os viadutos do país ou sem tratamento adequado em casa. São 16,5 milhões de brasileiros que necessitariam de internações, principalmente esporádicas.

Recebeu ainda outra menção honrosa reportagem de Ana Cristina D´Angelo e Alfredo Junqueira, de "O Dia", com a reportagem "Duas Justiças".

O prêmio de melhor reportagem na internet foi concedido para André Deak, da Agência Brasil, com "Nação Palmares". Além da categoria jornal e internet, cujos vencedores foram anunciados ontem, o Prêmio Vladimir Herzog havia sido concedido para as categorias foto e artes. Outras cinco terão os vencedores conhecidos nos próximos dias: reportagem de TV, livro-reportagem, rádio, revista e documentário de TV.

O Prêmio Vladimir Herzog será entregue aos ganhadores no próximo dia 27, às 19h, no auditório do Teatro Tuca, da PUC de São Paulo. Este ano, o prêmio, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, tem um significado especial, pois se comemora o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.