Correio Braziliense, n. 21859, 21/01/2023. Político, p. 3
Costa Neto isenta Bolsonaro
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, responsabilizou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pela invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes por bolsonaristas radicais, em 8 de janeiro, em Brasília. “A culpa de tudo isso é do governo atual. São eles quem mandam no Exército, nas polícias, e isso aconteceu. Não tinha policial suficiente para defender os prédios federais”, frisou, entrevista à rádio CBN.
“A responsabilidade é do ministro da Justiça (Flávio Dino), que fez uma portaria que dizia que a Força Nacional iria defender os blocos federais, e não tinha um cidadão da Guarda Nacional lá. Ninguém incentivou nada. O silêncio de Bolsonaro vem desde a derrota nas eleições”, acrescentou o dirigente.
Retorno
Costa Neto ainda buscou minimizar o teor de uma minuta de decreto de estado de defesa apreendida na residência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, durante operação da Polícia Federal. De acordo com o rascunho do documento, o objetivo era reverter o resultado da eleição presidencial de 2022. Segundo Valdemar, muitas pessoas enviaram relatórios com ideias ilegais para impedir a posse de Lula.
Ele também afirmou que Bolsonaro pretende retornar ao Brasil no fim deste mês. O ex-chefe do Executivo está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro, quando, a três dias do fim de seu mandato, se recolheu em condomínio na região de Orlando, na Flórida.