Título: Prefeito recebe manifesto
Autor: Ana Paula Verly e Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 03/12/2005, Rio, p. A14

Assinado por representantes de 62 associações de moradores do Rio, o manifesto que pede soluções para os problemas que afetam a qualidade de vida do carioca foi entregue ontem, por e-mail, ao prefeito Cesar Maia. O manifesto critica o que os representantes dos bairros consideram ineficácia da prefeitura e a falta de planejamento no uso dos recursos do Imposto Predial e Territorial urbano (IPTU). Entre os maiores problemas apontados pelo documento estão a população de rua, camelôs e a expansão das favelas. O documento - como JB antecipou há 20 dias - propõe a criação de um plano diretor para conter o processo de degeneração da cidade e do patrimônio público.

- Como somos mal atendidos em qualquer área do serviço público, vamos enviar cópia para cinco instituições brasileiras - observa Renê Hasenclever, presidente da Associação de Moradores da Gávea (Ama-Gávea).

A carta será enviada ao ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, à governadora Rosinha Matheus, à Câmara Municipal, ao Ministério Público Estadual e à Assembléia Legislativa. A idéia é sensibilizar as autoridades para os problemas de ordem urbana no Rio.

Cesar Maia não garantiu que receberá a comissão formada pelas associações. Por e-mail, o prefeito respondeu que ''esta discussão se trava todos os dias desde 1993''.

- Não há novidades. Devem estar falando de violência e traficantes, o que não é com a prefeitura - completou o prefeito.