Título: Rio apóia cidades digitais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/12/2005, Economia & Negócios, p. A20
O Estado do Rio de Janeiro pretende ser referência no país no quesito conectividade. Para isso, a implementação da infovia, rede que liga o estado a uma velocidade de transmissão de 1 gigabite por segundo, começa a agregar um projeto de digitalização dos municípios, conhecido como cidades digitais.
O conceito inclui promover pontos de acesso público aos cidadãos, oferecer informações sobre a gestão pública nas plataformas digitais, incrementar os serviços de e-gov - nos quais os cidadãos têm acesso a serviços públicos online, como acontece com a entrega do imposto de renda - e agregar tecnologias de informação a atividades essenciais como educação e saúde.
Piraí foi a primeira cidade a abraçar a idéia e já é referência no país. A cidade ganhou o prêmio iberoamericano de cidades digitais no ano passado. A seleção teve sua segunda edição em 2005 e a premiação aconteceu esta semana no Rio. Saíram vencedoras as cidades de Mendoza (Argentina), Mérida (México) e Miraflores (Peru), além dos prêmios especiais para Quito (Equador) e a Associação Regional de Municipalidades de II Região do Chile.
Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu no Brasil e reuniu representantes de governos e empresas para a troca de experiências e modelos de ação.
- No ano que vem, devemos ter prêmios de melhores práticas em saúde e educação - adianta o presidente da Associação Hispanoamericana de Centros de Investigação de Empresas de Telecomunicações (Ahciet), Luis Di Benedetto.
Existem na América Latina cerca de 4 mil municípios em fase de implementação de projetos de digitalização. No Estado do Rio, estão em processo inicial as cidades de Mangaratiba e Rio das Flores. Em curto prazo, o projeto deve ser estendido para mais cinco cidades, entre elas Angra dos Reis, Rio Claro e Parati.