Correio Braziliense, n. 21863, 25/01/2023. Política, p. 3

Mercosul em debate



Após a passagem pela Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca, hoje, em Montevidéu, no Uruguai. Segundo a agenda oficial, ele se reunirá com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou. O principal objetivo da viagem é o fortalecimento do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Durante o governo Jair Bolsonaro, o Uruguai sinalizou uma possível saída do bloco. O país deseja firmar acordos fora do Mercosul, com países como a China, mas o tema não é consenso entre os integrantes do grupo, que temem deterioração do bloco.

Em entrevista ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que no encontro bilateral com Pou o assunto deverá ser abordado.

“Não temos conhecimento dos termos em que está sendo negociado o acordo da China com o Uruguai. Mas esse tipo de coisa não é novo”, frisou. “É uma visita para fortalecer o Mercosul. Acredito que a América do Sul, o destino dela de sucesso, passa pelo bloco econômico”, destacou.

A expectativa é de que Lula também receba a medalha “Más Verde”, em reconhecimento aos esforços em defesa do meio ambiente. Após a entrega do prêmio, ele deve visitar a chácara do ex-presidente Pepe Mujica. Ao final da agenda, o presidente retorna ao Brasil. (IS)