Título: Cuidados são essenciais
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 05/12/2005, Economia & Negócios, p. A17

Quem tem o costume de comprar pela internet garante que é mais prático e mais barato. É também a solução para aqueles que detestam freqüentar shoppings no fim de semana, mas não têm tempo para fazer compras nos dias úteis. Com a proximidade do Natal, chega o momento de o consumidor decidir como vai adquirir os presentes de fim de ano. Os consumidores que optarem pela internet devem tomar cuidado para não cair em golpes de falsários que atuam na rede. Outra dica é atentar para os prazos de entrega - e, de preferência, adiantar suas compras de modo a evitar imprevistos de última hora.

- Mesmo as lojas virtuais de empresas que possuem espaço comercial físico costumam oferecer promoções melhores quando a compra é por internet, até mesmo melhores condições de pagamento parcelado - afirma o músico Edson Dias, de 25 anos, que prefere fazer compras pela internet.

Alexandre Nascimento, 32 anos, editor de vídeo, prefere as compras na rede devido à praticidade.

- É muito mais prático porque dá para comparar preços sem perder horas andando de um lado para o outro. Além disso, é possível encontrar coisas que não são fáceis de achar nas redes de varejo. O preço geralmente é menor do que na loja de rua e tem a vantagem de o comprador poder mandar entregar o produto diretamente no endereço da pessoa a quem pretende presentear, e já vai embrulhado para presente - comenta Nascimento.

As empresas virtuais costumam cumprir os prazos de entrega, mas é preciso lembrar que no fim de ano os Correios ficam sobrecarregados e, portanto, os prazos costumam ficar um pouco mais longos e podem ocorrer atrasos. Além disso, imprevistos como o consumidor receber um produto diferente das expectativas ou errado não são tão incomuns.

- Em outubro, fiz um pedido no site Submarino, composto de três títulos de DVDs. Dois dos pedidos vieram dentro do prazo, mas no terceiro pedido houve uma grande confusão. Ao invés do filme, recebi uma revista que na embalagem possuía meu nome mas, dentro do pacote, a nota fiscal estava em nome de outra pessoa. O problema levou mais de 20 dias para ser resolvido - afirma o programador Leandro Adolpho Torres da Silva, 25 anos, que mesmo após o fato não deixou de preferir a internet como opção para realizar suas compras.

O Submarino informa que ocorreu uma falha operacional no envio do pedido de Leandro e que, após o problema ter sido identificado, uma nova remessa foi enviada e entregue ao cliente.

O advogado e economista Renato Opice Blum ressalta que, mesmo quando o pedido vem correto, o consumidor que compra via internet ou telefone tem o direito de arrependimento. Isso é garantido por lei, já que o comprador não está vendo o produto que está comprando.

- O prazo é de sete dias, a partir do recebimento, para a devolução. Esse intervalo é o tempo que o comprador tem para testar o produto e, se não agradar, postar de volta para a empresa. Essa devolução pode ser gratuita ou com custos de frete para o consumidor. É aconselhável observar, antes de comprar, como é a política da empresa a respeito de devoluções - recomenda o especialista. (C.C.)