Título: Natal lucrativo na rede
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 05/12/2005, Economia & Negócios, p. A17

Se nas lojas o movimento de vendas para o fim de ano ainda é fraco, na internet o quadro é bem diferente. As vendas online já apresentaram elevação de 28% em novembro em relação ao mês anterior e a previsão para dezembro é bastante otimista. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) estima que o faturamento das lojas virtuais em dezembro deste ano será mais de 50% superior a igual período do ano passado.

Em 2004, a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física) online atingiu R$ 7,5 bilhões, correspondendo a 3,63% do varejo total no país. E a previsão é que o setor feche 2005 com um volume de transações de R$ 9,8 bilhões.

O gasto médio dos consumidores virtuais também deverá ser mais alto que no ano passado. O Buscapé - site de busca que compara preços das lojas online - realizou uma pesquisa entre os usuários da internet sobre a intenção de compra no Natal e constatou que os consumidores pretendem gastar em média R$ 537 neste fim de ano em compras online. No varejo tradicional, uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças diz que quase 50% dos brasileiros pretendem gastar até R$ 500 para os presentes de Natal, sendo que 25% não projeta destinar mais do que R$ 200 às compras no período. Embora haja pessoas com a intenção de gastar até R$ 5 mil neste fim de ano, a média de intenção de gastos entre a maioria dos consumidores se mantém baixa.

- O consumidor de internet tem um poder aquisitivo mais alto. E um dos fatores que faz com que o ''tíquete médio'' (expressão que define média de valores de intenção de compra) de internet no Brasil seja tão alto é o fato de o comércio eletrônico parcelar, às vezes, até em condições melhores do que as próprias lojas que vendem em espaço físico - diz Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Buscapé, entre os produtos mais procurados para o Natal deste ano o destaque é para os artigos eletrônicos, principalmente câmeras fotográficas digitais e MP3 players - tocadores de música em formato digital.

- O consumidor de internet tem perfil de gastador e é uma base qualificada. Ele compra mais e busca produtos de melhor qualidade; ele tem gosto por bens mais caros ou sofisticados, como tecnologia e produtos importados - acredita Daniel Cabral, gerente de produto do Buscapé.

Para Cid Torquato, as previsões otimistas de crescimento do varejo na internet se devem ao aumento regular na base de compradores online.

- O varejo, em geral, cresceu em média 9% no ano passado, contra alta de 47% no comércio eletrônico. O aumento do número de empresas e da concorrência de provedores de banda larga foi um fator muito importante, que elevou o número de usuários de internet e o tempo que passam conectados à rede, levando os internautas a aproveitar mais os recursos da rede. Também contribui o fato de os veículos de informação terem passado a dar mais destaque aos negócios em rede, levando um maior conhecimento à população a respeito do mercado de internet - acredita o executivo.