Título: Show atrai, mas é só o pretexto
Autor: Eruza Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 05/12/2005, Brasília, p. D1

Gerente de uma loja de presentes do shopping, Katya Sirlene Santos, concorda com a idéia de que a música conseguiu atrair muitos clientes. Mas não vê nisso um empecilho para os trabalhos. Ao contrário, ela acredita que é um desculpa para que a pessoa saia de casa e acabe gastando. - Fizemos promoções com as peças de Natal, no sábado e domingo. Quem comprasse qualquer uma, tinha desconto de 20%. A gente tem a esperança que as pessoas gastem mais. Nessa época, tudo dobra, contratamos inclusive mais seis funcionários além do quadro - informou Sirlene.

Dicas - A futura psicanalista Jeane Lima Delforge, 31 anos, resolveu antecipara as compras de Natal. Ela saiu do shopping satisfeita com os presente que comprou para os filhos, sobrinho e irmã, pois considerou os preços razoáveis. Mesmo assim dá uma dica:

- Não gosto de deixar tudo para a última hora. Tento pesquisar o máximo, a fim de não gastar muito. Afinal, aqui encontramos preços para todos os bolsos. O horário é bom, mas os vendedores acabam sendo sacrificados.

A engenheira mecânica Eneida Gonzalez, 51 anos, também não deixa para fazer as compras na véspera do Natal. Apreciando as vitrines, ela escolheu os brinquedos para o neto e disse que iria pesquisar os outros presentes.

- A divulgação das 24 horas no ar foi pouca. Ñão sabia que isso estava acontecendo. Vim à tarde porque achei que as lojas abriram nesse horário - reclamou a engenheira.

A tendência é de que o movimento nos shoppings cresça ainda mais, a partir de agora. Na semana passada, foram injetados na economia do Distrito Federal R$ 1,8 milhão, que corresponde à primeira parcela do 13º dos servidores públicos federais e da iniciativa privada.

O clima de correria não atrapalhará os pais. Para escolher os presentes com tranquilidade, eles podem deixar as crianças na brinquedoteca.