Correio Braziliense, n. 21866, 28/01/2023. Política, p. 2
Paiva: “Ninguém está acima da lei”
Henrique Lessa
O novo comandante do Exército, general Tomás Paiva, se reuniu, ontem, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto. Na saída, ele não confirmou se foi debatida punição a militares envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, mas enfatizou: “Qualquer militar ou civil, ninguém está acima da lei”. De acordo com ele, as investigação está sendo realizadas com “tranquilidade”.
Paiva negou que estejam sendo estudadas mais substituições no comando do Exército. “Por enquanto, a gente está tranquilo. Quando tiverem as reuniões administrativas normais, de transferências, a gente vai fazer as trocas necessárias”, afirmou.
O comandante também não quis comentar se conversou com Alckmin a respeito da indústria de defesa, temática vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do qual o vice-presidente é o titular. “A indústria de defesa é um tema que a gente acaba de tratar com o presidente Lula”, limitou-se a dizer.
Segundo o militar, o encontro foi apenas uma visita de cortesia a Alckmin, a quem disse conhecer desde o tempo em que o agora vice-presidente era governador de São Paulo e ele, chefe do Comando Militar do Sudeste.
Paiva foi anunciado, no sábado, como novo comandante do Exército. Ele substitui o general Júlio César de Arruda, em meio às desconfianças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as Forças Armadas.