Título: PT: outra conta no caixa 2
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/12/2005, País, p. A4

O PT admitiu, ontem, que depositou R$ 1 milhão em dinheiro nas contas da Coteminas, empresa do vice-presidente José Alencar, com dinheiro não declarado, o que configura caixa 2. Em nota, dirigentes do PT reconhecem que ¿não há registro¿ contábil do pagamento, feito em maio deste ano, ¿ou de qualquer outro pagamento relativo ao abatimento da referida dívida¿.

José Alencar, que ontem estava em Curitiba, tratou de isentar a empresa de qualquer ato ilegal. Ele afirmou que ¿a empresa recebeu, depositou, deu recibo e levou a crédito do cliente, que é o Partido dos Trabalhadores¿.

¿ A Coteminas está completando 30 anos de vida e não tem um alfinete contabilizado por fora. Não tem caixa dois, venda sem nota nem compra sem nota nem nada disso. Talvez seja esse o defeito. Se tivesse (caixa dois), não estava passando por isso ¿ afirmou o vice-presidente, que está afastado da direção da empresa desde 2002.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, informam que na contabilidade do partido há uma dívida de R$ 11 milhões com a Coteminas, ¿devidamente documentada¿, referente à compra de camisetas para a campanha eleitoral de 2004, mas em seguida admitem que o dinheiro do pagamento não foi contabilizado.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que o caso deve ser amplamente investigado.

¿ É óbvio que é uma questão que precisa ser investigada. Isso é um lugar comum, mas é inevitável. E uma coisa importante é que estão funcionando os mecanismos do estado, de detectar essas coisas que são anormais. Porque isso foi comunicado ao Ministério Público e à CPI, pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que faz parte da nossa estrutura de combate à lavagem de dinheiro ¿ disse.

Na edição de domingo, a ¿Folha de S.Paulo¿ revelou que o Coaf, ligado ao Ministério da Fazenda, identificou o depósito, feito em maio deste ano pelo PT. Segundo Josué Gomes da Silva, filho de José Alencar e presidente da Coteminas, o dinheiro foi levado ¿por uma senhora¿ do partido, de cujo nome não se lembra.

A CPI dos Correios suspeita de Solange Pereira Oliveira, funcionária do PT. Paulo Ferreira afirmou que ¿Solange não tem nada a ver com isso¿. Para o tesoureiro do PT, ¿ela é funcionária do partido e quem determina as coisas que devem ser feitas é o chefe¿, no caso, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

A Polícia Federal vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal o acesso à contabilidade da empresa Coteminas. Segundo uma fonte, o delegado Luís Flávio Zampronha, que investiga as denúncias de existência do mensalão, quer incluir as investigações no processo que já tramita na corte desde julho. Com a nova linha de investigação, a PF quer tentar elucidar se houve outras fontes de alimentação do caixa dois do PT além do ¿valerioduto¿.

O processo é comandado pelo STF por conter o envolvimento de figuras do primeiro escalão do governo, como o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu (PT-SP). Segunda a CPI dos Correios, a Coteminas recebeu o dinheiro em uma conta do Bradesco.