Título: Projeto do Expresso Pequi é adiado
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 06/12/2005, Brasília, p. D3
A reunião do grupo de trabalho, formado para detalhar o projeto do de construção da ferrovia para o trem de velocidade alta, ligando Brasília a Goiânia, foi adiada. Segundo o secretário de Planejamento do DF, Ricardo Penna, o motivo foi nobre. Os governadores Joaquim Roriz (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) querem participar da entrega do relatório feito pelo grupo sobre o projeto. Assim, juntamente com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, eles esperam assinar relatório, o que viabilizaria a construção da ferrovia. - A reunião foi adiada por razões positivas. Já é mais um passo adiante na realização da concessão - comemorou Penna.
A solenidade de assinatura do relatório ainda não tem data marcada. Cabe aos governadores e ao ministro acharem horário compatível nas agendas. O governo do DF espera que o assunto seja tratado ainda este ano.
A construção da ferrovia é parte do projeto Brasília Rumo aos 50 criado pelo governo do DF. A ferrovia, apelidada de Expresso Pequi, objetiva desenvolver a área entre as duas capitais e criar empregos às margens da ferrovia.
O governo do DF aposta que a ferrovia estimulará o surgimento de um pólo econômico na região e reduzirá o fluxo de pessoas que migram para Brasília em busca de novas oportunidades de trabalho.
A execução do projeto depende de concessão do governo federal. Segundo Penna, a assinatura do relatório pelo ministro é uma garantia de que a autorização será concedida.