Título: Fundos rejeitam dados
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 07/12/2005, País, p. A3

Os fundos de pensão afirmaram não ter conhecimento dos critérios utilizados pela CPI dos Correios para chegar aos prejuízos apontados em operações na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) nos últimos cinco anos. Como não tiveram acesso ao relatório, eles alegaram não ter como contestar dados.

O presidente do Postalis (fundo dos funcionários dos Correios), José Teixeira, estranhou a conclusão do relatório alegando que a entidade não operaria na BM&F.

- A única explicação que encontro é que temos fundos de investimento terceirizados, que são autônomos, e podem ter feito essas operações - afirmou Teixeira.

- Estou absolutamente chocado com essa informação, é uma absoluta novidade. Há dez anos éramos o 34º fundo em patrimônio e hoje crescemos para 15º. Isso não se constrói com prejuízo - disse o presidente do Postalis.

Em sua nota à imprensa, a Petros (fundo dos funcionários da Petrobras) declara que a carteira de investimentos acumulou rentabilidade de 75% de fevereiro de 2003 até novembro de 2005 (período da gestão atual) ante meta de 43% para os mesmos meses. Em relação à carteira de investimentos somente em produtos de renda variável, o fundo afirma que a rentabilidade acumulada foi de 239% ante uma variação de 207% do índice da Bolsa de São Paulo.

A Centrus (Fundação Banco Central de Previdência Privada) afirmou que teve ganho total de R$ 6 bilhões nesse período e o suposto prejuízo de R$ 2 milhões, caso tenha ocorrido, representa 0,0057% do patrimônio do fundo.

A Geap - fundação de seguridade social da administração federal - afirmou que já apresentou à CPI relatório mostrando que não houve prejuízos entre 2003 e 2005, mas não foram contestados os resultados negativos apontados no período de 2000 a 2002.

A Prece (funcionários da Companhia de Saneamento Estadual do Rio de Janeiro, a Cedae) não se pronunciou.

Não foram localizados representantes da Serpros (Serviço Federal de Processamento de Dados) nem do Portus (sistema portuário).