Título: Pedro Simon opera hérnia de disco
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/12/2005, País, p. A6
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) passou, na manhã de ontem, por uma cirurgia de coluna no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para corrigir uma hérnia de disco. Há pelo menos três anos, o senador sofre de dores nas costas provocadas pela compressão de terminações nervosas da coluna pela hérnia. A operação não foi detalhada pela equipe médica a pedido da família, que proibiu também os assessores do parlamentar de se manifestarem sobre a intervenção.
Depois de três anos enfrentando o desconforto, que se irradiava pelos membros inferiores, o senador decidiu finalmente operar há pouco mais de uma semana. Os médicos que examinaram o quadro não havia chegado a um consenso sobre a necessidade de intervenção cirúrgica, por isso, Simon vinha sendo tratado com procedimentos clínicos, exercícios físicos e fisioterapia.
A hérnia de disco geralmente é causada por pequenos traumas na coluna vertebral, que acabam por comprimir ou desviar o disco cartilaginoso que fica entre as vértebras.
Esse disco funciona como um ''colchão'' e possibilita todas as mudanças de posição da coluna. Com a hérnia, ele fica comprimido e por conseqüência ''pressiona'' vasos sangüíneos e nervos que passam pela medula. Isso impede a irrigação sangüínea dos nervos, provocando inflamações, dores e formigamentos nos braços e nas pernas.
Durante a tarde de ontem, Simon realizou exames no Sírio Libanês. A assessoria de imprensa do hospital se recusou a confirmar o horário da cirurgia, indicar o nome do médico ou especificar o procedimento. Nem mesmo o médico particular do senador quis se pronunciar.
Com agências