Título: PSDB muda de opinião
Autor: Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 08/12/2005, País, p. A4

Dois governadores tucanos defenderam a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de acabar com a reeleição para os cargos executivos. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o do Ceará, Lucio Alcântara, propuseram ontem o fim da reeleição e o aumento de quatro para cinco anos no mandato para os ocupantes de cargos no Executivo.

- Considero hoje que a reeleição é um equivoco. Não sei se lá atrás foi um erro. Acho que foi algo positivo para o país ter esta experiência, mas hoje acredito que é um equivoco - afirmou Aécio Neves em referência ao episódio em que o PSDB mobilizou as Casas legislativas do país, em 1996, para aprovar a lei da reeleição, através da modificação da Constituição, que garantiu oito anos de mandato ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O governador do Ceará ponderou que qualquer mudança neste momento pode parecer oportunismo.

- Hoje sou favorável ao fim da reeleição, mas acho que talvez este não seja o momento adequado para se promover esta mudança. Talvez para os próximos governantes, de forma a não atingir os que hoje têm direito de lutar pela sua reeleição - argumentou.

A idéia de Alcântara, é acabar com a reeleição a partir das eleições de 2010. Aécio concorda com a proposta.

- Acho que o fim da reeleição não deveria valer para os atuais governantes. Acho que a experiência da reeleição não tem sido positiva para os governos. Muitas vezes as equipes são montadas já de olho na reeleição. Não se busca o melhor interesse da população, mas garantir a reeleição - disse o governador de Minas.