Valor Econômico, v. 20, n. 4978, 09/04/2020. Finanças, p. C5

Campos indica que autoridade cogita fazer o ‘achatamento’ da curva de juro

Alex Ribeiro


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu ontem a mais forte indicação de que a autoridade monetária cogita usar os poderes que lhe serão atribuídos pelo Congresso para promover um achatamento da curva de juros futuros.

Campos Neto falou literalmente na possibilidade de realizar uma “operação twist”, durante um webinar organizado pelo banco Credit Suisse. Ou seja, o BC brasileiro pode reproduzir os passos do Federal Reserve, comprando títulos públicos longos em mercado e enxugando a liquidez com instrumentos monetários de curto prazo.

Durante o webinar, Campos foi questionado se almeja poderes de comprar títulos, a serem conferidos por uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para reduzir a inclinação da curva de juros para melhorar as condições financeiras da economia. “Fizemos uma modificação na PEC que tem capacidade também de comprar títulos

Durante o webinar, Campos foi questionado se almeja poderes de comprar títulos, a serem conferidos por uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para reduzir a inclinação da curva de juros para melhorar as condições financeiras da economia. “Fizemos uma modificação na PEC que tem capacidade também de comprar títulos públicos”, disse o presidente do BC. “Aí você pode começar, por exemplo, na operação que os Estados Unidos chamava de operação twist.”

Ele fez uma breve análise dos custos e benefícios da compra de títulos públicos em mercado. Citou, de um lado, a curva de juros que está muito inclinada; de outro, mencionou o efeito colateral de fazer uma operação twist, que reduz o chamado duration da dívida pública. Para Campos Neto, esse encurtamento do duration é um preço que vale a pena pagar nesse “momento de guerra”.

“Você tem uma curva de juros que está muito inclinada, como foi o seu exemplo”, afirmou o presidente do BC, referindo-se à pergunta que havia sido feita no webinar. “A gente entende que um efeito colateral menos danoso é o encurtamento do duration.”

“Nós entendemos - e esse foi o exemplo que você deu - que nesse momento uma curva de juros muito inclinada acaba distorcendo a precificação de créditos longos e contamina toda a cadeia”, voltou a dizer, citando novamente a questão no webinar.

As explicações de Campos Neto esclarecem, finalmente, por que o Banco Central quer poderes para comprar títulos no mercado. Havia duas possibilidades: agir como um formador de mercado da dívida federal ou fazer política monetária, por meio do achatamento da curva de juros.

Muitos especialistas achavam que o BC deveria operar como formador de mercado nesse período em que o Tesouro está sob maior estresse. O Tesouro tem uma caixa grande, mas finito, e terá pressão maior para bancar a expansão de gastos exigida para combater a crise do coronavírus. Sobra menos munição ao Tesouro para fazer a recompra de sua própria dívida.

Campos Neto deixou claro, porém, no evento do Credit Suisse, que o objetivo do BC é, sim, aliviar a curva, de forma a retirar o excesso de prêmio na curva de juros, que serve de referência para todo o mercado.

Toda a linguagem usada por Campos Neto indica que ele pretende fazer essa operação twist mesmo com os juros básicos acima de zero. O presidente do BC colocou a medida mais como uma ação para garantir o funcionamento dos mercados - portanto de estabilidade financeira - do que de política monetária.

Ele fez, porém, uma ponderação. “Nosso objetivo aqui não é, em nenhum momento, inflar o balanço do Banco Central de forma artificial”, disse ele. “É medir o efeito colateral de tudo que tem na gestão da crise e priorizar o que tem menos efeito colateral.”

No webinar, Campos Neto também disse que a operação twist poderá ser potencializada caso seja feito conjuntamente com depósitos voluntários, uma faculdade que o BC também está pedindo ao Congresso.

“O depósito voluntário cumpre bem essa função [de absorver a liquidez gerada pela liberação de compulsório sem provocar aumento da dívida bruta], além de ter a possibilidade de ter diferentes indexadores”, disse. “Então ele pode aumentar a potência no momento em que você faz uma operação twist. Você tem essa finalidade de não precisar sempre ficar fazendo compromissadas com títulos.”

Uma repercussão de fazer uma operação twist com depósitos voluntários é reduzir a dívida bruta.