Título: Delúbio depõe hoje na Polícia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/12/2005, País, p. A2

O caso Coteminas é uma dos itens do depoimento que o ex-tesoureiro do PT prestará hoje, a partir das 14h, na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. O delegado Luiz Flávio Zampronha será o responsável por tomar o depoimento do ex-tesoureiro, que conversou pela última vez com a PF em julho, o que deve estender a pauta da conversa com Delúbio.

Delúbio Soares ainda era o tesoureiro da legenda quando o PT pagou R$ 1 milhão, à Coteminas, empresa fundada pelo vice-presidente da República, José Alencar. Não existem registros dos recursos movimentados na operação o que caracteriza o pagamento como prática de caixa dois, como já admitiu Delúbio.

O dinheiro seria usado para pagar camisetas confeccionadas pela Coteminas para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Delúbio, os recursos provinham das contas de Marcos Valério Fernandes de Souza. A Polícia Federal deve ouvir ainda as duas secretárias envolvidas na movimentação dos recursos: Solange Pereira Oliveira e Marice Corrêa Lima.

Na quarta-feira, Zampronha havia se encontrado com integrantes da CPI dos Correios e antecipado aos parlamentares que iria convocar Delúbio para explicar as afirmações. A comissão desmente a versão de que os recursos vieram das contas de Marcos Valério. Segundo os integrantes, o dinheiro do valerioduto já teria acabado à época do pagamento à Coteminas, que aconteceu em maio deste ano.