Correio Braziliense, n. 21876, 07/02/2023. Política, p. 3

Bolsonaro diz que voltará em breve

Taísa Medeiros


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista ao podcast norte-americano The Charlie Kirk Show, que pretende voltar ao Brasil “nas próximas semanas” e que fará oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A minha intenção de vir para cá é ficar afastado do início do governo que assumiu agora. Eu sabia que seria bastante conturbado e não queria ser acusado de colaborar com uma forma desastrada de começar aquele governo”, disse.  

Ele frisou, ainda, que seguirá na política. “Eu me vejo na obrigação de coordenar essas novas lideranças que têm surgido para que o Brasil não mergulhe de vez no socialismo ou no comunismo”, argumentou. “O Brasil não tinha direita. Eu consegui juntar esse povo todo, falar dos valores e da importância deles para o futuro do Brasil”, completou no podcast, apresentado pelo ativista da extrema direita americana Charlie Kirk, ligado à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro. Como a viagem ocorreu quando ele ainda era presidente, chegou aos EUA em uma aeronave da Força Aérea Brasileira.  

O visto dele já expirou, e, agora, estaria no país com um visto de turista. Segundo o advogado do ex-presidente, Felipe Alexandre, a justificativa é de que ele optou por aproveitar os Estados Unidos e descansar para decidir qual será o seu próximo passo.

Pela regra do país, uma vez concedido o visto de turista, ele ainda pode permanecer seis meses em terras norte-americanas.

Críticas

As aparições de Bolsonaro durante sua estadia nos EUA foram classificadas pela revista Time como “cenas surreais na Flórida”. Segundo o periódico, o estado americano é conhecido por abrigar grande parte da extrema direita brasileira no país.

O texto diz que é comum observar Bolsonaro realizando atividades triviais do dia a dia, como ir ao supermercado, comer em um fast-food, compartilhar a rotina nas redes sociais e cortejar seus apoiadores na entrada do condomínio fechado em Orlando, propriedade do ex-lutador de MMA José Aldo, onde está hospedado.

Conforme a Time, o ressurgimento de Bolsonaro na Flórida é um “espetáculo bizarro”, que marca a tentativa do ex-presidente em voltar aos holofotes.  

A revista questiona o que o ex-presidente estaria planejando com a sua estadia, em vez de estar tratando de seu próprio futuro político no Brasil, onde sua imagem está em jogo. 

A Time ainda levanta a possibilidade de o autoexílio de Bolsonaro ser uma manobra para evitar enfrentar acusações legais, uma vez que o ex-chefe do Executivo é acusado por opositores de questionar a lisura do processo eleitoral e inflamar os ataques à sede dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. (Com Agência Estado)