Título: Celular perde fôlego em 2006
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 09/12/2005, ECONOMIA & NEGÓCIOS, p. A18
Para Claro, mercado de telefonia móvel vai crescer em ritmo menor no ano que vem
O mercado de celulares no Brasil vai continuar crescendo no próximo ano. Porém, com menos intensidade. De acordo com José Carlos Cinelli, diretor regional da Claro, a alta será de 20% em 2006, menor que a registrada esse ano. Até outubro, segundo cálculos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado cresceu 36% em relação ao mesmo mês do ano passado. - O mercado está amadurecendo. Com a maior penetração dos celulares no país, as operadoras vão diminuir os subsídios aos novos clientes e concentrar seu foco nos consumidores que optam pelos aparelhos pós-pagos - diz Cinelli, lembrando que as vendas para troca de aparelho em 2006 deverão ser maiores que a comercialização para novatos no mercado. Segundo Cinelli, o mercado deverá ter alta de até 7% na base de clientes pós-pagos. A migração dos consumidores de celulares de cartão (pré-pago) para os de conta dependerá do andamento da economia. Para este Natal, a Claro espera crescimento de até 20% nas vendas em relação a igual período do ano passado. - Estamos preparados para crescer no Natal. Se a concorrência mexer nos preços, mexemos também - diz Roberto Guenzburger, diretor de marketing da operadora. Entre setembro de 2004 e outubro de 2005, a empresa registrou 46 milhões de downloads de músicas, imagens, vídeos e jogos. Os ringtones são os grandes responsáveis pelo crescimento. Os clientes baixaram mais de 35 milhões de sons, entre toques polifônicos e hits MP3. Foram também mais de 8 milhões de imagens, 1,3 milhão de vídeos e 1,5 milhão de jogos registrados pela companhia. O envio de mensagens somou ainda volume de 1,2 bi. - O site do Claro Idéias tem um fluxo de mais de 9 milhões de pessoas por mês. Vou começar a vender anúncios - brinca Guenzburger. Para ele, o investimento continua em 2006. A empresa lança nos próximos meses, um sistema de download para música completa feita durante a madrugada para aproveitar a rede ociosa. A Claro ainda firmou parceria com a RioLuz para instalar amplificadores de cobertura nos postos de luz da cidade no próximo ano. O objetivo é evitar queda de sinal dentro de ambientes. A ação é feita também em outras cidades como São Paulo. Sobre a entrada em Minas Gerais, a empresa informou que deve recomeçar as vendas nos próximos dias. A operação foi interrompida por liminar obtida pela Telemig Celular.