Título: Plano de saúde enfrenta fiscalização
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 09/12/2005, ECONOMIA & NEGÓCIOS, p. A19

Com 140 mil associados, Riomed suspende parte do atendimento. Agência detecta irregularidades

O plano de saúde RioMed, que está há 30 anos no mercado e conta com 140 mil associados, está sob fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O órgão regulador deverá ter um relatório parcial sobre a situação financeira da empresa dentro de 20 dias e, em 60 dias, um relatório definitivo. - A empresa foi colocada sob ''direção fiscal'', um regime especial no qual a ANS coloca um analista dentro da empresa para fazer um levantamento dos problemas e ajudar a encontrar soluções. Estamos na operadora desde o último dia 29 e o prazo é de 30 dias para um relatório parcial, mas já foram constatados alguns desvios financeiros na cadeia da empresa - afirma Alfredo Cardoso, diretor de Normas e Habilitação da ANS, ressaltando que o objetivo da medida é ajudar a sanar os problemas. A RioMed informou que a medida não representará interferência na parte administrativa do negócio. ''Direção fiscal não é intervenção, visa tão somente apurar a saúde financeira e tem por objetivo auditar e acompanhar os procedimentos que estão sendo realizados. A RioMed está trabalhando sem medir esforços para reestruturar sua rede credenciada procurando reativar os serviços suspensos'', sustentou, em nota. A professora Nilma Duarte Medeiros encontra dificuldade para conseguir internação para sua mãe, Lecy Duarte, de 59 anos, cliente da RioMed. - Minha mãe vinha fazendo tratamento médico numa casa de saúde credenciada e o acompanhamento foi suspenso porque, segundo a instituição, o convênio com a RioMed foi interrompido. Ela está precisando urgentemente de internação, mas entrei em contato com toda a rede conveniada listada no livro do plano e constatei que ninguém está aceitando RioMed no momento e, inclusive, o plano já foi até descredenciado em algumas instituições. Já tentei contactar a operadora, mas não tive retorno. Não estamos conseguindo nem a migração de carência para outro plano, devido à idade da minha mãe. Marlene da Massena Chaves, licenciada do INSS por problemas de saúde, também enfrenta dificuldades em conseguir tratamento. - Eu sou portadora de fibromialgia, hérnia de disco lombar e necessito de acompanhamento médico contínuo. Mas tive que praticamente interromper os tratamentos pois uma série de clínicas suspendeu o atendimento aos pacientes da RioMed, alegando que a empresa não cumpre com suas obrigações. A RioMed responde que não houve pedido de internação para a associada Lecy e que o pedido deveria ter sido solicitado pelo médico da rede credenciada. A operadora afirma que os associados devem ligar para a Central de Relacionamento, que irá orientá-los a procurar os serviços credenciados que estão atendendo normalmente. A ANS pede que os consumidores comuniquem os problemas ao órgão. O telefone da RioMed é (21) 2621-9922 e o da agência, 0800-701-9656.