Título: TSE vai decidir coligações
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/12/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai reexaminar terça-feira a regra da verticalização, que proíbe coligações partidárias estaduais diferentes das alianças partidárias para a eleição presidencial. Os sete ministros do TSE vão analisar consulta sobre o tema feita pelo pequeno Partido Social Liberal (PSL), relatada pelo ministro Marco Aurélio de Mello.

Ontem o presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, voltou a defender a manutenção da regra. Mas a possibilidade de revogação é concreta, porque a composição do tribunal é totalmente diferente do período de fevereiro de 2002, quando a regra foi adotada.

A manutenção ou a queda da regra afetará diretamente a formação de alianças, principalmente se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva for candidato à reeleição. Se ela for mantida, será muito difícil para Lula ter o apoio do PSB e praticamente impossível o do PMDB, por exemplo. Embora Lula tenha criticado a regra esta semana dizendo que ''casamento tem de ser por amor, não porque a lei obriga'', a bancada do PT defende a verticalização e impediu que a Câmara votasse sua revogação na noite de quarta-feira.

A expectativa dos especialistas é de que o voto dos ministros seja para permitir ''coligações híbridas'', ou seja, livres. Embora a Constituição defina o caráter nacional dos partidos, ela não proíbe esse tipo de aliança.