Valor Econômico, v. 20, n. 4979, 11/04/2020. Finanças, p. C6
Perfil de investidor inadequado em meio à crise
Gisele Colombo
Na sequência, vem a sensação de poder estar perdendo oportunidades por ser muito conservador, afinal, “todo mundo está ganhando, menos eu”. Um outro motivo é a falta de planejamento financeiro. Sim, todos ouvem falar sobre diversificar os investimentos, mas infelizmente são poucas as pessoas que entendem que o investimento faz parte de um contexto mais amplo, do contexto de vida (além de predisposição a risco é necessário ter condições de assumir perdas).
Focando no problema da desorganização financeira, se uma pessoa não tem um orçamento relativamente bem feito, se não tem alguns planos para o futuro e, portanto, não definiu valores para seus projetos, certamente corre o risco de ficar desamparado em uma crise. Tendo como premissa que você tem uma ideia de quanto ganha e quanto gasta por mês, que tem uma reserva de emergência para aguentar alguns meses sem sua renda familiar e, ainda por cima, tem um plano de longo prazo. Por que todas essas condições são importantes? Para manter a racionalidade nesse momento.
Enfrentamos um problema global, uma questão de saúde deflagrada por um vírus talvez não tão letal, porém muito contagiante e a uma velocidade não vista até então. A melhor forma de tentar controlar seus efeitos tem sido o isolamento social, com reflexos profundos em todos os setores da economia. E, o que mais nos incomoda, é que não sabemos quando isso acaba.
O mercado financeiro, que sempre antecipa as preocupações com a economia, expôs todas as nossas dúvidas nas últimas semanas, quando os preços de todos os ativos passaram por momentos disfuncionais, afinal, algumas empresas ficaram com suas ações valendo menos do que o dinheiro em caixa!
Nesse momento, se torna necessário focar em suas decisões passadas e lembrar a razão delas. Se investiu em ativos de risco porque havia expectativa de melhores retornos no longo prazo e se esses investimentos não comprometem os recursos de curto prazo para sua sobrevivência, não se arrependa e nem se desespere. Tenha certeza de que esta crise irá terminar, que algumas empresas realmente não resistirão, mas que a maioria delas retomará suas atividades, precisará compensar a demanda que ficou reprimida, novos negócios surgirão, fruto da criatividade que decorre da necessidade de tempos turbulentos.
Dito isso, faça as pazes com seu perfil de investidor, não faça realocações desnecessárias e nem se desespere com os preços. Use este momento como um grande aprendizado, tenha foco em seu planejamento financeiro e somente reajuste seus investimentos para garantir sua reserva de segurança. Em breve, poderá se orgulhar de sua transição segura neste momento.
Gisele Colombo é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros E-mail: giselecolandrade@hotmail.com
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: consultoriofinanceiro@planejar.org.br