Título: O poder dos líderes
Autor: Juliana Rocha e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 11/12/2005, País, p. A3

Michel Temer Apesar de ser o presidente do partido, não tem força eleitoral, nem comanda bancadas no Congresso. Seu poder é deter a agenda do PMDB. É ele quem decide quando serão realizadas as prévias do partido, o que atualmente é a principal discussão interna na legenda. Orestes Quércia Coordena influente grupo de peemedebista do estado de São Paulo, principal colégio eleitoral do país.

José Sarney O ex-presidente da República e do Congresso é o todo-poderoso do PMDB. Tem força no Senado, é aliado do presidente Lula a ponto de indicar ministros e tem força eleitoral. Nos estados do Amapá, Maranhão e Acre comanda o eleitorado. Sarney já foi aliado do presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e de Fernando Henrique.

Renan Calheiros Outra força de peso dentro do PMDB. Seu principal trunfo é ser presidente do Congresso, poderoso instrumento de mobilização para o seu partido. Junto com Sarney, compõe a ala governista e tem a maioria dos senadores como aliados. Em Alagoas, 80% dos prefeitos o apóiam. Renan é conhecido por dançar conforme a música. Foi aliado do ex-presidente Fernando Collor, depois ajudou a derrubá-lo. Na administração seguinte, ocupou o cargo de ministro da Justiça de FH. Hoje é um dos principais aliados de Lula no Congresso.

Anthony Garotinho O ex-governador do Rio e marido da governadora Rosinha Matheus tem chances reais de vencer as prévias do partido, na avaliação dos próprios peemedebistas, porque começou cedo a percorrer os diretórios no país em busca de apoio para a candidatura à Presidência. Enfrenta resistência de parte dos líderes, que temem ¿ganhar e não levar¿, já que o pré-candidato e presidente do partido no Rio é recém-chegado na legenda.

Germano Rigotto Governador do Rio Grande do Sul, tem poder concentrado no estado e não enfrenta nenhum racha regional da legenda. Seu principal aliado é o deputado federal Eliseu Padilha. Ele também conta com o apoio do senador Pedro Simon, dois são antigos caciques do partido e que ainda têm voz de comando na legenda.

Roberto Requião Como os principais governadores do PMDB, tem pleno apoio do partido no Paraná. Embora não tenha anunciado a intenção de ser pré-candidato à presidência, seu nome foi lembrado internamente. Na legenda, é conhecido pelo poder de criar obstáculos. Pode causar um estrago se for contra um pré-candidato à Presidência, mas não tem força para emplacar o candidato.

Jarbas Vasconcellos No segundo mandato como governador de Pernambuco, concentra a força partidária em seu estado. Pode ser pré-candidato à Presidência e, se o PMDB decidir pela candidatura própria, conta com o apoio de Renan Calheiros.

Geddel Vieira É respeitado no PMDB como um dos antigos líderes, mas perdeu a força política. Faz parte do grupo chamado de ¿as viúvas de FH¿, grupo que tinha poder durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, junto com os deputados Eliseu Padilha e Moreira Franco. Como todos os deputados do partido, é capaz de mover-se em grupo, mas não tem mais peso individual.

Itamar Franco O ex-presidente Itamar Franco mantém-se como um nome importante no partido. Não tem apoio no Congresso ou eleitorado fiel, mas sua opinião sempre pesa na balança do PMDB, por representar o estado do Minas Gerais no partido. Foi lembrado por correligionários como um possível candidato à Presidência, mas só aceitaria se não tivesse que passar pelas prévias.