Título: PT faz críticas à política de Palocci
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/12/2005, País, p. A6

O Diretório Nacional do PT aprovou ontem resolução na qual pede mudanças imediatas no governo. O objetivo do partido é sinalizar, neste momento, um eventual segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ''superior'' ao atual. O documento, que só foi aprovado após uma dura queda de braço entre as tendências internas, diz que o país não pode ''ficar prisioneiro da receita de juros altos como único remédio para combater a inflação''. Defende ainda a flexibilização de um dos principais pilares da política do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ao pedir a queda das metas de superávit primário.

''Estimamos imprescindível acelerar a execução orçamentária, ampliar os investimentos em infra-estrutura e nas políticas sociais, acelerar a reforma agrária e melhorar o funcionamento do conjunto do governo. O caminho do crescimento permite reduzir a relação dívida/PIB, sem os sacrifícios resultantes das metas de superávit primário, que devem ser reduzidas'' - diz o texto.

O texto base da resolução foi apresentado pelo presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, em conjunto com correntes da esquerda petista e de parte do Campo Majoritário. Correntes ligadas à ex-prefeita Marta Suplicy unidas a outra parte do Campo Majoritário, capitaneada pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), conseguiram atenuar outros trechos duros da resolução

Com Folhapress