Roteiro Pautas Femininas – 250
20/06/2024
Título: O voto feminino no brasil
Tempo: 9"45'
Tec – vinheta abertura
Tec – BG
Loc: eu sou a Ritta Zumba e começa agora o Pautas Femininas.
A conquista do voto feminino no brasil foi um marco essencial na luta pela igualdade de gênero. O movimento sufragista, liderado por figuras como Bertha Lutz, ganhou força nas décadas de 1920 e 1930.
Em 1932, o presidente Getúlio Vargas, através do Código Eleitoral Provisório, concedeu o direito de voto às mulheres, embora com algumas restrições.
Essas limitações foram eliminadas na Constituição de 1934, que garantiu o sufrágio universal. Essa conquista abriu caminho para uma maior participação das mulheres na política e na vida pública do país.
Hoje você vai acompanhar trechos do programa inclusão, produzido pela TV Senado e apresentado pela jornalista Solange Calmon, que fala sobre o direito do voto feminino conquistado há 92 anos.
Ainda hoje as mulheres carecem de representantes nas casas legislativas municipais, estaduais e federais.
A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, reforça que além de eleger mulheres, ainda falta vê-las em posições de chefia nos espaços legislativos.
Téc – sonora 1 - Eliziane Gama - presença feminina no legislativo – 56’’
Para aumentar o número de mulheres nos espaços de poder é necessário apoiar e incentivar cada vez mais as candidaturas femininas, como recomenda o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
Téc – sonora 2 - Paulo Paim – 18’’
Em uma época dominada por homens, Alzira Soriano foi uma pioneira na política brasileira e se destacou como a primeira mulher eleita prefeita no Brasil e na América Latina.
Apesar da interrupção do mandato, Alzira Soriano deixou um legado duradouro, abrindo caminho para futuras gerações de mulheres na política.
Em entrevista à TV Senado, o bisneto de Alzira, Gustavo Ponce, falou sobre a trajetória da bisavó.
Téc – sonora 3 - Alzira Soriano - primeira prefeita do Brasil – 3’30’’
A feminista Bertha Lutz, que incentivou a participação política de Alzira, é até hoje um dos nomes mais importantes na conquista dos direitos das mulheres e da política.
A jornalista e doutoranda em história Cibele Tenório conta como Bertha criou um movimento pelo voto feminino.
Téc – sonora 4 - Cibele Tenório sobre Bertha Lutz – 1’17’’
Figuras como Bertha e Alzira devem ser lembradas e tidas como exemplo, para que mais mulheres sejam encorajadas a representarem e ocuparem espaços na política.
E o Pautas Femininas termina aqui. Você ouviu trechos do programa produzido pela TV Senado hoje você vai acompanhar trechos do programa inclusão, produzido pela TV Senado e apresentado pela jornalista Solange Calmon, que falou sobre a conquista do voto feminino no brasil.
Participe do programa com sugestões, comentários ou críticas pelo WhatsApp da Rádio Senado – 61 9 8611-9591.
O programa de hoje teve apresentação de Ritta Zumba, produção de Gabriela de Macêdo, edição de Ana Beatriz Santos e trabalhos técnicos de João Lira.
Obrigada pela sua companhia e até a próxima semana!