Correio Braziliense, n. 21881, 12/02/2023. Política, p. 2

Lula volta dos EUA

Henrique Lessa


Após a rápida visita aos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou, ontem, a Brasília. No tempo em que passou em solo estadunidense, Lula conseguiu fazer da visita à maior economia do mundo um marco da guinada da política externa brasileira. No desembarque na Base Aérea, Lula trouxe na bagagem um compromisso conjunto pela defesa da democracia e mais recursos para o Fundo Amazônia. Já o presidente dos EUA, Joe Biden, conseguiu de Lula uma declaração mais enfática na condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Lula comentou em suas redes sociais que volta ao Brasil “depois de um ótimo encontro com o presidente Joe Biden, nos EUA”. “Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia. O Brasil está de volta ao debate mundial”, postou Lula.

Até adversários de longa data, como o ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido), saudaram a viagem. “O governo brasileiro acertou na retomada das relações em alto nível com os Estados Unidos. O encontro entre os presidentes Lula e Joe Biden marca nova e positiva etapa nestas relações, com reflexos na economia bilateral e na pauta ambiental”, declarou Doria

Quanto à participação no Fundo Amazônia, Lula disse que “é necessário que (os EUA) participem”, ressaltando a importância do instrumento formado por doações internacionais para viabilizar projetos de preservação no bioma amazônico. A próxima viagem de Lula está marcada para terça-feira, quando irá à Bahia inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida.