Título: Cuidados para evitar armadilhas
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 11/12/2005, Economia & Negócios, p. A19

De acordo com economistas ouvidos pelo JB, os consumidores devem ficar atentos aos parcelamentos prolongados neste Natal. Pesquisar os preços, ficar atento aos juros embutidos no preço à vista e comparar as diferentes condições de pagamento devem fazer parte também das listas de obrigações neste Natal.

Para Roberto Zentgraf, coordenador do MBA em Finanças do Ibmec-RJ, a oferta de crédito este ano foi muito grande, fazendo com que grande parte dos consumidores ficasse endividada. E, avalia o economista, o maior número de parcelas neste final de ano pode comprometer ainda mais o orçamento.

- É essencial que os consumidores tentem pagar à vista. Os juros embutidos, a diferença entre o valor das prestações e o desconto à vista, prejudicam qualquer consumidor. Por isso, durante as compras de Natal, é importante anotar todas as despesas com os presentes e ver se o orçamento tem essa renda disponível - explica Zentgraf.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), faz coro às explicações de Zentgraf.

- Pesquisa e planejamento são fundamentais. Em épocas como o de fim de ano, consultar os preços é uma grande arma que os consumidores têm na mão, ainda mais em tempos de juros tão altos - completa o vice-presidente da Anefac.

A Camisaria Colombo, no Via Parque, aposta no private label para oferecer vantagens e ganhar os consumidores. Responsável por 20% do faturamento da rede, que conta com seis lojas no Rio - em 2006, serão mais quatro unidades -, os cartões próprios garantem parcelamento maior (em até 12 vezes) aos cerca de 100 mil clientes que têm acesso ao serviço.

- Percebemos que era necessário um cartão para fidelizar o cliente. No começo era um cartão de uso exclusivo na loja, depois entendemos que seria melhor um cartão que pudesse ser utilizado em outras lojas também. Hoje, com a administradora Aura, o consumidor pode utilizar em outras lojas, como Le Postiche e FNAC - diz Nelson Kheirallah, diretor geral da rede.