O Globo, n. 32482, 13/07/2022. Política, p. 11
Sem garantia do PSDB, Tebet já tem plano B para Vice
Bela Megale
Pré-candidata do MDB à Presidência a República, a senadora Simone Tebet (MS) já tem um plano B para a vaga de vice em sua chapa, caso as conversas com os tucanos não avancem. Em uma conversa recente com o também senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Tebet falou abertamente sobre ele ocupar o posto. Atualmente, o mais cotado é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Em um telefonema, a senadora disse que Oriovisto é um parceiro e que, se o Podemos fizer parte de sua coligação, “seria um prazer tê-lo como vice”, caso a negociação com Jereissati não prospere.
O parlamentar correspondeu o gesto e afirmou que acredita no projeto eleitoral da colega. Hoje o Podemos não integra o grupo de partidos que apoia Tebet, mas tanto ela quanto o presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), trabalham para trazê-lo.
Baleia tem mantido conversas com a presidente do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP). Tebet está encarregada de falar com os senadores do partido.
Obstáculo
Um dos principais empecilhos para a aliança dos tucanos a Tebet está no Rio Grande do Sul, onde os emedebistas resistem em apoiar Eduardo Leite (PSDB) para o governo do estado. O diretório gaúcho do MDB resiste a abrir mão da pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza.
Aparecendo com 1% nas pesquisas de intenção de voto e ainda desconhecida do grande público, a senadora quer resolver o quanto antes os problemas internos da aliança para tentar atrair apoios com outras siglas, como o PDT, do presidenciável Ciro Gomes.
Até um mês atrás, aliados da senadora destacavam o fato de ela ainda ser desconhecida — portanto, menos rejeitada — como um ativo diante dos outros candidatos da terceira via. Faltando menos de três meses para as eleições, o que antes era visto como qualidade agora virou sinal de preocupação.
Para reverter essa taxa de anonimato — que chega a 77%, segundo o último Datafolha —, o MDB passou a investir no marketing digital, com anúncios pagos nas redes sociais e propostas feitas sob medida para atrair o eleitor ainda indeciso.