Valor Econômico, v. 20, n. 4981, 15/04/2020. Empresas, p. B3

Empresas buscam ONGs para ampliar impacto social das iniciativas
 Marília de Camargo Cesar 


Multinacionais e grandes empresas brasileiras que estão contribuindo especificamente com doações para comunidades pobres, para amenizar as dificuldades causadas pela perda de renda durante a pandemia da covid-19, em geral se valem de parcerias com ONGs para a distribuição mais eficaz de produtos.

A P&G tem parceria com a Cruz Vermelha desde 2016 e está doando cerca de R$ 2,5 milhões em produtos de higiene e limpeza, que serão entregues em Heliópolis, Paraisópolis (SP) e na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. A companhia também é parceira do movimento UniãoBR, criado pela United Way, uma das maiores organizações filantrópicas do mundo.

Segundo Marjorie Teixeira, gerente sênior de comunicação e e-commerce da P&G Brasil, esses acordos estratégicos ajudam a atingir mais gente, com maior impacto social. “Não costumamos divulgar muito nossas ações sociais, mas nesta fase é importante falar disso, porque incentiva outros a fazerem o bem.” A P&G, diz, já prepara “uma segunda onda de doações”, em fase de aprovação global. No mundo, por conta da pandemia de covid-19, a P&G já se comprometeu a doar R$ 80 milhões.

Na Ypê, fabricante brasileira de sabões, as iniciativas envolvem distribuição de 50 toneladas de sabão em pedra para comunidades em São Paulo e igual quantidade no Rio. A entrega é feita via associação de moradores ou ONGs, com ajuda de voluntários.

Segundo Waldir Beira Junior, presidente executivo da Ypê, em outra frente de ação, a empresa transformou em apenas quatro dias uma linha de produção na unidade de Amparo para fabricar álcool em gel. “O espessante usado para isso, o Carbopol, está em falta no mercado, mas rapidamente conseguimos desenvolver junto com a Basf e a Clariant um produto alternativo”, conta Beira Júnior.

Com isso, a Ypê já distribuiu 1 milhão de frascos de 330 gramas de álcool em gel a hospitais e deve doar, no total, 1,5 milhão.

Outra grande fabricante de sabão e produtos de limpeza, a Minuano contemplou 60 mil famílias carentes e profissionais de saúde com a doação de mais de 816 mil produtos de limpeza e higiene pessoal, o equivalente a 389 toneladas. Em São Paulo, serão distribuídos em regiões carentes, de abril a agosto, 50 mil kits. No Rio de Janeiro, serão favorecidas 25 mil famílias de Duque de Caxias além de servidores da saúde. Em Goiás, a empresa doou 57 toneladas de produtos para famílias de Luziânia.

A Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil criaram um fundo para beneficiar comunidades de baixa renda e catadores de resíduos. Os recursos vão para ONGs e instituições parceiras. Serão R$ 30 mil para cada uma de 71 comunidades de 14 Estados e Distrito Federal, onde vivem 2,8 milhões de pessoas. Para os catadores, o foco é contribuir na garantia da renda mínima para cerca de 11 mil cooperados e autônomos. “Nosso compromisso é maximizar suas iniciativas e operações durante a crise”, diz Daniela Redondo, diretora executiva da instituição.