Valor Econômico, v. 20,
n. 4981, 15/04/2020. Empresas, p. B3
Empresas buscam ONGs
para ampliar impacto social das iniciativas
Marília de Camargo
Cesar
Multinacionais e grandes empresas brasileiras que estão contribuindo
especificamente com doações para comunidades pobres, para amenizar as
dificuldades causadas pela perda de renda durante a pandemia da covid-19, em
geral se valem de parcerias com ONGs para a distribuição mais eficaz de
produtos.
A P&G tem parceria
com a Cruz Vermelha desde 2016 e está doando cerca de R$ 2,5 milhões em
produtos de higiene e limpeza, que serão entregues em Heliópolis, Paraisópolis
(SP) e na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. A companhia também é parceira do
movimento UniãoBR, criado pela United Way, uma das
maiores organizações filantrópicas do mundo.
Segundo Marjorie
Teixeira, gerente sênior de comunicação e e-commerce da P&G Brasil, esses
acordos estratégicos ajudam a atingir mais gente, com maior impacto social.
“Não costumamos divulgar muito nossas ações sociais, mas nesta fase é
importante falar disso, porque incentiva outros a fazerem o bem.” A P&G,
diz, já prepara “uma segunda onda de doações”, em fase de aprovação global. No
mundo, por conta da pandemia de covid-19, a P&G já se comprometeu a doar R$
80 milhões.
Na Ypê,
fabricante brasileira de sabões, as iniciativas envolvem distribuição de 50
toneladas de sabão em pedra para comunidades em São Paulo e igual quantidade no
Rio. A entrega é feita via associação de moradores ou ONGs, com ajuda de
voluntários.
Segundo Waldir Beira
Junior, presidente executivo da Ypê, em outra frente
de ação, a empresa transformou em apenas quatro dias uma linha de produção na
unidade de Amparo para fabricar álcool em gel. “O espessante usado para isso, o
Carbopol, está em falta no mercado, mas rapidamente
conseguimos desenvolver junto com a Basf e a Clariant um produto alternativo”,
conta Beira Júnior.
Com isso, a Ypê já distribuiu 1 milhão de frascos de 330 gramas de
álcool em gel a hospitais e deve doar, no total, 1,5 milhão.
Outra grande fabricante
de sabão e produtos de limpeza, a Minuano contemplou 60 mil famílias carentes e
profissionais de saúde com a doação de mais de 816 mil produtos de limpeza e
higiene pessoal, o equivalente a 389 toneladas. Em São Paulo, serão distribuídos
em regiões carentes, de abril a agosto, 50 mil kits. No Rio de Janeiro, serão
favorecidas 25 mil famílias de Duque de Caxias além de servidores da saúde. Em
Goiás, a empresa doou 57 toneladas de produtos para famílias de Luziânia.
A Coca-Cola Brasil e o
Instituto Coca-Cola Brasil criaram um fundo para beneficiar comunidades de
baixa renda e catadores de resíduos. Os recursos vão para ONGs e instituições
parceiras. Serão R$ 30 mil para cada uma de 71 comunidades de 14 Estados e Distrito
Federal, onde vivem 2,8 milhões de pessoas. Para os catadores, o foco é
contribuir na garantia da renda mínima para cerca de 11 mil cooperados e
autônomos. “Nosso compromisso é maximizar suas iniciativas e operações durante
a crise”, diz Daniela Redondo, diretora executiva da instituição.