Título: Docas no comando da Varig
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/12/2005, Economia & Negócios, p. A17

Com o processo de recuperação judicial da Varig na reta final, Docas Investimentos, do empresário Nelson Tanure, proprietário do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil, concluiu as negociações com a Fundação Ruben Berta (FRB) para assumir a administração da companhia. O novo investidor pagará US$ 112 milhões por 25% das ações ordinárias e mais o usufruto oneroso de outros 42% das ações ordinárias, garantindo o controle do Grupo Varig. Agora, falta apenas a aprovação dos credores, que se reúnem hoje em assembléia na sede da fundação no Rio de Janeiro.

De acordo com Docas, entre as mudanças que serão implementadas na companhia haverá a ''otimização do nível de empregos, com o retorno de aviões à frota e o restabelecimento de linhas; a preservação do Instituto Aerus de Seguridade Social; e o aumento de capital da Varig S.A. e das demais empresas do Grupo FRB-Par, levando suas ações às bolsas de valores, ampliando a base de acionistas e implementando as melhores práticas de governança corporativa''.

O acordo para compra da empresa foi assinado ontem, depois de ter sido discutido durante todo o domingo, em uma reunião entre representantes de Docas Investimentos e conselheiros da Fundação Ruben Berta. As duas empresas publicam hoje fato relevante detalhando a operação.

O acerto entre Docas e FRB coloca o ponto final em uma negociação que começou há mais de um ano, com diversas paralisações causadas por mudanças de rumo no conselho de administração da companhia. O namoro ficou mais forte há cerca de um mês, quando a fundação afastou os executivos David Zylbersztajn, Omar Carneiro da Cunha, Eleazar de Carvalho e Marcos Azambuja - os chamados notáveis - do comando da Varig.

O advogado Carlos Eduardo Bulhões Pedreira, do escritório Bulhões Pedreira, contratado por Docas para costurar o acordo, ressalta o clima de lealdade durante as negociações.

- O processo agora será mais transparente - afirma Bulhões Pedreira.