Título: Presidente reclama que sofre preconceito
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 15/12/2005, País, p. A3

Em sua primeira visita de Estado à Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que enfrenta ¿todo tipo de preconceito¿, no dia em que o Ibope mostrou que o tucano José Serra ganharia mais votos que ele no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O Datafolha confirmou a tendência, mostrando Lula com 29% e Serra com 36% no primeiro turno. ¿ A luta é muito dura, muito difícil ¿ discursou o presidente na Prefeitura de Bogotá. Em seguida, Lula afirmou que ¿não se conserta séculos de erros em um mandato de quatro anos¿. Ele ainda não assumiu publicamente que disputa a reeleição.

Lula não comentou o resultado da pesquisa Ibope após a visita à Prefeitura de Bogotá. Aliados do presidente aproveitaram para sair em sua defesa e destacar que ainda há tempo para recuperar votos.

¿ Não dá para negar os efeitos da crise, mas não entendo isso como sentença final. Com os esclarecimentos sobre a não responsabilidade do presidente e promovendo ações de governo, estou seguro de que Lula vai recuperar o prestígio ¿ disse o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) sobre a divulgação da pesquisa de intenção de voto. Para a oposição, no entanto, os números são resultado da perda de credibilidade do presidente Lula com a sociedade.

¿ O desânimo do ministro Furlan está refletido nesta pesquisa, tanto no padrão ético quanto no desempenho do governo ¿ alfinetou o senador José Agripino (PFL-RN).

Na opinião do presidente em exercício, José Alencar, o presidente Lula tem condições de reverter a desvantagem apontada na pesquisa para o prefeito de São Paulo

¿ Vocês não precisam duvidar disso (de que Lula tem condições de reverter a diferença) porque o presidente tem uma sensibilidade social muito grande ¿ afirmou Alencar depois de participar de uma reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Alencar disse, ainda, que a pesquisa CNI-Ibope mostra um cenário momentâneo e que Lula tem índices de avaliação positiva que outros presidentes não teriam nas mesmas condições políticas.

¿ Isso é um momento. Nenhum outro presidente estaria com esse prestígio do presidente Lula ¿ disse.