Título: Lula se diz vítima de ''saraivada de críticas''
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2005, País, p. A4

Um dia depois de pesquisas apontarem a queda da popularidade do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abatido, afirmou em discurso a integrantes das Forças Armadas no Clube da Aeronáutica que sua gestão está sendo vítima de ''infâmias'' e enfrentando ''saraivada de críticas'' nos últimos meses. - Enfrentamos uma saraivada de críticas, acusações e infâmias, e nós discutimos sempre que nosso papel não é dizer se quem acusa está errado ou certo, mas apurar tudo o que é levantado.

Antes de falar, Lula ouviu o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, que lembrou as restrições orçamentárias de Marinha, Exército e Aeronáutica. O presidente disse aos militares que teria com eles uma conversa ''amiga'' e de ''coração'', mas só reservou os minutos finais do discurso para falar sobre a reestruturação das Forças Armadas. Neste momento, sugeriu que sua passagem pelo Palácio do Planalto termina no final do ano que vem.

- Temos que tomar uma decisão num curto prazo, eu digo ''curto prazo'' porque o meu mandato termina no dia 31 de dezembro - declarou.

O presidente disse, ainda, que nunca interferiu na crise - apesar de ter trabalhado nos bastidores para barrar a instalação da CPI dos Correios e ser contra a convocação extraordinária do Congresso em janeiro e início de fevereiro - e defendeu José Alencar da reportagem da revista Veja, que, com o título ''Um vice cara-de-pau'', indicou favorecimento do vice-presidente, crítico ferrenho da política monetária, por ter recebido, por meio de sua empresa, empréstimos do governo federal com juros favorecidos.

- Quero aproveitar, José (Alencar), para dizer que fiquei indignado. Quando a ofensa é pessoal, ofende muito menos do que quando se dirige a um companheiro - disse o presidente, que, um dia antes, havia sido criticado indiretamente por Alencar sobre os resultados negativos do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre do ano. (FP)