Título: Vídeo aponta fraude
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2005, País, p. A5

Membros da CPI dos Correios afirmam que o trecho de uma fita de vídeo exibido hoje levanta a suspeita de um acordo entre as empresas Beta, Skymaster e VarigLog para fraudar licitação da RPN (Rede Postal Noturna) da estatal. A conversa, entre os donos da Beta, mostra que a empresa teria sonegado imposto.

Presente na sessão, o dono da Beta, Ioannis Amerssonis, negou que a conversa com o então presidente da empresa Antônio Augusto Morato e com um funcionário do departamento financeiro chamado Willian tratasse de algo ilícito. O diálogo teria ocorrido em 2002.

- Cento e vinte paus é acerto do Correio, né? E tem mais trinta mil... Vinte e oito mil que é Varig - afirma Willian, mostrando uma planilha a Morato. Durante a conversa, Amerssonis está sentado em frente a seu sócio.

O diálogo foi gravado por uma câmera que ficava na sala da presidência da Beta. Ao prestar depoimento ontem, Lincoln Frade, ex-segurança de Morato, afirmou que ele mandava gravar algumas reuniões. A fita estava inaudível e foi apresentada com legendas feitas pelo perito Ricardo Molina.

- Ao contrário do que quis fazer crer a CPI, o diálogo não traduz irregularidade alguma. A conversa parece apontar para fechamento de contas envolvendo empresas que transportam grande quantidade de cargas nos mesmos trechos. É muito comum que uma empresa leve mercadorias da outra - afirmou Morato. (FP)