Título: França encontra arsenal
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2005, Internacional, p. A10

A Direção de Vigilância do Território (contra-espionagem) da França desmantelou ontem um depósito de armas e munição em Clichy-sous-Bois (Seine-Saint-Denis), nos arredores de Paris. A operação, que começou na segunda-feira, era dirigida a uma rede supostamente ligada ao líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi.

Faziam parte do arsenal dois fuzis de assalto, duas pistolas e um fuzil automático, além de explosivos (1 kg de TNT e 10 cartuchos de dinamite), munição e 10 detonadores pirotécnicos. Também havia no local - originalmente uma garagem - roupas pretas (semelhantes às usadas pelos grupos de elite da polícia), um uniforme de gendarme, capuzes, coletes antibalas e uma moto.

A descoberta está relacionada com a detenção, entre segunda e quarta-feira, de 28 supostos terroristas islâmicos na capital e no departamento de Oise (Norte). Um dos suspeitos foi libertado, os demais permanecem sob custódia policial. Todos são investigados de pertencer a uma rede de financiamento do terrorismo islâmico através de roubos à mão armada. Além disso, a polícia acredita que tenham planejado atentados na França.

O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, afirmou na Assembléia Nacional que os detidos ''mantinham relações indiretas com Zarqawi'' e com outros grupos como ''o de Frankfurt, os ex-militantes do Grupo Islâmico Armado, redes chechenas e também com o grupo de Safé Bourada''.

- A ameaça terrorista na França é, infelizmente, bem real - denunciou Sarkozy. - Está demonstrado que algumas operações destinadas a financiar a jihad estavam em andamento.