Título: ''Dono do próprio nariz''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2005, Econopmia & Negócios, p. A19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a decisão do país de antecipar o pagamento de uma dívida de US$ 15,5 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que o Brasil pode se financiar sem a ajuda de organismos de recuperação econômica.

- Devolvemos o dinheiro para mostrar ao mundo e ao mercado que este país tem governo e é dono do seu nariz - disse Lula, durante almoço com generais das Forças Armadas.

Na terça-feira, o governo anunciou que vai zerar a dívida que tem com o Fundo até o fim do ano, antecipando pagamentos que deveriam ser feitos ao longo de 2006 e 2007.

Em 1998, o Brasil assinou um acordo com o FMI para fazer frente à crise russa. Depois, em 2001, foi obrigado a fazer novos empréstimos por causa da crise argentina. Já em 2002, recorreu ao Fundo para responder à volatilidade causada pelo processo eleitoral que levou Lula à Presidência da República.

Em 2003, com Lula no Governo, o Brasil renovou um acordo com a entidade como garantia da ortodoxia de sua política econômica.

Em março deste ano, quando expirou o último acordo, o governo decidiu sair da tutela do FMI e ''andar por suas próprias pernas'', como disse Lula na ocasião.

- Parecia improvável, impossível, em tão pouco tempo, que o Brasil pudesse tomar uma decisão de não querer repetir o acordo com o FMI - declarou Lula.