Título: Ano Oscar Niemeyer já tem logomarca
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2005, Brasília, p. D8

Mais um passo foi dado para a realização do ano Oscar Niemeyer em 2006. A logomarca do ano comemorativo, desenhada pelo arquiteto, traz três criações dele: a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, a Catedral de Brasília e o Museu da República. As três construções marcam, segundo Niemeyer, três etapas de sua carreira. O museu representado no desenho do arquiteto será inaugurado em março junto com a Biblioteca Nacional, data marcada como início do ano comemorativo. As duas construções formam o Complexo Cultural da República na Esplanada dos Ministérios.

- A inauguração do centro cultural vai ser uma reinauguração de Brasília e a cidade tem obrigação de render sua homenagem a Oscar Niemeyer - afirmou o secretário de Planejamento, Ricardo Penna.

Em março, quando o complexo cultural for inaugurado, será prestada a primeira homenagem ao arquiteto: uma exposição sobre a vida e carreira profissional de Niemeyer. A mostra terá croquis, desenhos, maquetes, rabiscos, textos, tudo feito por ele. O arquiteto fez questão de participar como curador e garante que vai acompanhar tudo de perto.

- A homenagem é justa. Oscar é a cara de Brasília. No eixo, no Lago, na Ceilândia [Casa do Cantador], em qualquer lugar da cidade está o Oscar - observou Carlos Magalhães, representante e amigo do arquiteto em Brasília.

O interesse de Niemeyer é tamanho que o arquiteto participará do comitê organizador das comemorações do ano em sua homenagem. A comissão deverá ser criada na próxima semana por decreto assinado pelo governador Joaquim Roriz (PMDB). Além do aquiteto, participarão do grupo: Ricardo Penna, a neta do arquiteto Ana Lúcia Niemeyer e Carlos Magalhães.

- Estamos fazendo contato com outras fundações para ver quem pretende participar - disse Penna.

Segundo o secretário, as homenagens ao arquiteto não se limitarão apenas a Brasília. A logomarca poderá ser utilizada em qualquer cidade do País e do exterior.

- Homenageá-lo não é uma iniciativa comandada pelo GDF, deve durar e ganhar o mundo - avaliou Penna.

Além da exposição no Museu da República, o arquiteto deverá ser homenageado durante as inaugurações das obras do Caminho Niemeyer, em Niterói. A sede da Fundação Oscar Niemeyer, uma igreja e um museu estão em construção no local.