Título: Clima de férias no Parlamento
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/12/2005, País, p. A4

O clima era de férias no primeiro dia de convocação extraordinária no Congresso. Na maioria dos gabinetes parlamentares, lideranças e salas das comissões, poucos funcionários trabalhavam em ritmo desacelerado. Pelos corredores da Câmara e do Senado, o movimento dos parlamentares engravatados foi substituído por famílias inteiras que aproveitavam as Casas vazias para conhecer os plenários e tirar fotos. Raro era ver deputados e senadores. O relator do orçamento, deputado Carlito Merss (PT-SC), foi um dos poucos parlamentares vistos no Congresso. Na quinta, antes do anúncio do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), de que a convocação extraordinária começaria no dia seguinte, Merss afirmou que seria possível a conclusão de pelo menos seis dos dez sub-relatórios previstos para compor o relatório final. Com a votação do Orçamento transferida para janeiro, os sub-relatores atrasaram o andamento dos relatórios. O prazo da votação ficou para o fim da próxima semana.

Ainda falta fechar um ponto crucial no orçamento: valor do salário mínimo, que deve variar entre R$ 340 e R$ 350. Também está pendente o reajuste da tabela do imposto de renda, que deve ficar nos 7%.

Durante o dia, pelo Senado os únicos vistos foram o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Os dois haviam marcado encontro para afinar os trabalhos. Serraglio agendou para quarta-feira a divulgação de prestação de contas sobre o que foi realizado na CPI. O relator reconheceu o clima de férias na Casa, e chamou de ''equívoco'' o início da convocação extraordinária numa sexta-feira - quando geralmente os parlamentares já estão em seus estados.

Os presidentes do Senado e da Câmara justificaram a convocação extraordinária para que os trabalhos no Conselho de Ética, que julga ainda 12 processos de cassação, não fossem interrompidos. No entanto, só na próxima terça-feira os integrantes do Conselho se reunirão para discutir uma pauta de trabalhos.