Título: OAB critica absolvição e autoconvocação
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/12/2005, País, p. A4

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, criticou ontem a absolvição pelo plenário da Câmara do deputado Romeu Queiroz (PTB-MG), cuja cassação fora aprovada pelo Conselho de Ética, e a autoconvocação extraordinária do Congresso:

- O que estamos assistindo no país é um descalabro total. O Congresso parado não vota o Orçamento, e o que exala de Brasília é muito mais do que um cheiro de pizza, é cheiro desagradável, acre, fétido. Um deputado que confessou um delito que o próprio ministro da Justiça classificou como crime de bandido e mesmo sendo réu confesso, ainda é absolvido, é uma pizza gigante e indigesta.

O presidente da OAB disse ainda que a convocação do Congresso, num quadro em que o Legislativo não votou nem o Orçamento federal, ''soa muito mal'', chegando a ser um verdadeiro ''escárnio''.

- O povo quer dignidade, o povo quer um Congresso eficiente, ético, e também que a administração pública e o mandato popular sejam exercidos com muita ética e muita moral, exatamente o contrário do que está acontecendo neste governo - concluiu o presidente da OAB, Roberto Busato.