Título: Reforma ministerial
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/12/2005, País, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará nos próximos dias com os ministros que pretendem disputar as eleições de 2006 e que, portanto, terão que deixar o governo até o final de março, de acordo com a Legislação.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, o assunto não foi tratado, mas Lula terá encontros separados com seus auxiliares para discutir a questão.

Na última reforma ministerial, na metade do ano, Lula garantiu que o novo ministério permaneceria com ele até o final do governo, sendo essa uma das condições para as alterações na sua equipe naquela ocasião.

Oito ministros fizeram apresentações na quarta reunião ministerial do ano, que começou por volta das 9h30. Eles antecederam o discurso do presidente Lula, que teve início às 16h17.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, abriu os trabalhos e explicou que haveria duas rodadas de debates sobre áreas específicas do governo.

Em seu discurso, Roberto Rodrigues discorreu sobre o acordo fechado na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) no domingo em Hong Kong, que prevê o fim dos subsídios às exportações agrícolas em 2013 e uma substancial redução em 2010. O acordo beneficia as exportações brasileiras.