Título: Izar acelera trabalhos
Autor: Renata Moura e Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 18/12/2005, País, p. A2

Depois de quase dois meses de trabalhos morosos, na última semana de atividades da Câmara o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) resolveu se empenhar para decolar os trabalhos na comissão. Depois de pedir duas prorrogações, de 90 dias cada, para as investigações dos processos que se acumulam em sua mesa, resolveu assumir o compromisso de finalizar pelo menos oito casos até o final de janeiro.

Promessa de mesmo peso e igual proporção àquela feita há duas semanas, quando defendia a não-convocação do Congresso em recesso parlamentar. Até mesmo dentro do Conselho, Izar foi criticado por ter mudado de opinião e apoiado o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre a necessidade das sessões extraordinárias durante o recesso.

Se alguns dias antes, chegou a acertar com integrantes do Conselho de Ética que defenderia a tese de não desgastar a imagem da Câmara com o pagamento extra dos trabalhos em janeiro, Ricardo Izar exagerou ao expor, de público, que defendia a convocação extraordinária.

- Nunca disse que não era necessário convocar os trabalhos. Só defendia a não-remuneração - justificou o deputado.

O presidente do conselho ainda é cobrado por alguns parlamentares por ter prometido desde o início da crise cobrar agilidade para avaliar os processos. No início dos trabalhos até demonstrou certo empenho, mas depois, com os questionamentos judiciais que sofreu com o processo do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) e pressões exercidas por seu partido, colocou o pé no freio. Chegou a comentar que trabalharia de segunda a sexta, em tempo integral, para que os processos tomassem velocidade.

Mas foram poucas às segundas-feiras que conseguiu levar as reuniões adiante. Às sextas-feiras então, quando ficou em Brasília, não acertava a agenda com outros integrantes e testemunhas. Voltou a colocar a possibilidade dos trabalhos serem intensificados. Mas na tarde de quinta-feira passada, sem definir a agenda para as atividades em janeiro, embarcou para São Paulo. E convocou reunião para terça. (R.M.)