Título: Tsunami favoreceu EUA
Autor: Clara Cavour
Fonte: Jornal do Brasil, 18/12/2005, Internacional, p. A14

A pesquisa da ONG Terror Free Tomorrow mostrou ainda que 65% dos indonésios, a maioria com menos de 30 anos, são mais favoráveis agora aos Estados Unidos do que anteriormente devido à resposta do país ao tsunami. Além disso, 71% dos entrevistados que disseram apoiar Osama bin Laden mostraram-se mais favoráveis a Washington pelo mesmo motivo.

Já quando o tema é assistência ao Paquistão, uma consulta, realizada em novembro, um mês depois do terremoto, mostrou que os próprios americanos consideram a ajuda falha, sobretudo se comparada com o trabalho no Sudeste asiático, atingido pelo tsunami. Dos entrevistados, 55% acreditam que é preciso aumentar a assistência às áreas devastadas pelos tremores. O percentual é significante quando comparado com os 13% de americanos que defendem o aumento da ajuda do governo a outras nações, independe de tragédias.

Os americanos queixaram-se ainda da pouca informação que receberam sobre a tragédia. Para 71% dos consultados, a cobertura da mídia não foi suficiente, sendo o tsunami uma tragédia mais ''presente'', apesar de estar completando um ano no próximo dia 26. (C.C)