Título: Hotel surpreendeu e se tornou pólo cultural
Autor: Lígia Maria
Fonte: Jornal do Brasil, 18/12/2005, Brasília, p. D4

O Brasília Palace Hotel começou a ser construído em 1957, junto com o Palácio da Alvorada e antes do concurso do Plano Piloto. O hotel nasceu com a missão de receber as personalidades que visitavam os canteiros de obras durante a construção da nova capital, além de acolher os convidados para a inauguração de forma confortável. Projetado por Niemeyer, o Brasília Palace é uma obra em aço e concreto, suspenso no ar e de desenho incomum para a época. Com 135 quartos distribuidos em três pavimentos e 200 metros de comprimento, causava estranheza aos moradores da nova capital pela desproporção entre extensão e altura. Por ter apenas um elevador, localizado no centro do edifício, os hóspedes dos quartos de canto também não gostavam de ter de caminhar 100 metros para chegar ao destino. Estranhezas que não o impediram de ser pólo cultural e político da cidade durante toda a década de 60.

Equipado com um restaurante de culinária internacional, salão de shows, boate e piscina, era o ponto de encontro dos políticos, diplomatas, autoridades e artistas que visitavam Brasília. O Brasília Palace recebeu várias personalidades, de Raul Seixas a Indira Gandhi e Elizabeth 2ª.

Pioneiro e arquiteto da equipe de Niemeyer, Gladiston Rocha, 83, lembra que por anos mais de 15 anos o Brasília Palace foi a única opção de lazer da cidade.

-Era o ponto de encontro nos finais de semana. As mulheres se reuniam ao redor da piscina para conversar, enquanto os homens bebiam uísque e fumavam charutos no bar do hall do hotel - lembra.

Para ele, o Brasília Palace Hotel era mais do que um ponto de encontro da sociedade candanga. Era uma exposição permanente de arte contemporânea.

- A atmosfera do hotel era de harmonia e beleza. Passávamos horas agradáveis lá, ouvindo boa música e na presença da arte de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão - diz.

O episódio que mais o marcou foi o show de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Rocha foi vizinho Vinicius em Los Angeles.

-Foi maravilhoso encontrar meu amigo na cidade que eu ajudara a construir - comenta. (LG)