Título: Tributo a um herói brasileiro
Autor: Pedro Rogério Moreira
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2004, País, p. A-6

Um jovem aviador brasileiro, o carioca John Richardson Cordeiro e Silva, combatente da Segunda Guerra Mundial, foi reconhecido como herói pelo governo da Bolonha, na Itália, e homenageado com um monumento pela comunidade de Liverniagno, onde morreu 60 anos atrás, quando seu avião foi abatido pela artilharia nazista. Uma comovente cerimônia de inauguração do monumento, na semana passada, contou com a presença de dois companheiros do herói brasileiro ¿ os brigadeiros da reserva Rui Moreira Lima, 87 anos, e José Rebelo Meira de Vasconcelos, 85, integrantes do 1º. Grupo de Aviação de Caça da FAB, a famosa esquadrilha Senta a Pua! que combateu nos céus italianos em 1944-45. Estavam presentes, também, diplomatas da Embaixada brasileira.

O 1º. tenente John Richardson Cordeiro e Silva, pilotando um caça P-47 Thunderbolt, cumpria missão de bombardeio a instalações militares alemãs na cidade de Bolonha, no dia 6 de novembro de 1944. Ele voava sob o comando do 350º. Fighter Group, da Força Aérea dos Estados Unidos. Atingido pela artilharia inimiga, seu avião, com as cores e o emblema do Brasil, pegou fogo mas ele não saltou de pára-quedas. Aviadores americanos relataram que Cordeiro disse pelo rádio, com voz tranqüila, que iria localizar uma área para pousar, mas o Thunderbolt acabou explodindo, 17 quilômetros adiante. Ele tinha 21 anos de idade e era a sua primeira missão de guerra.

No vale em que o avião caiu, nos Apeninos, na localidade de Livergniano, distrito de Pianoro, ainda vivem antigos partisans, guerrilheiros italianos que lutaram contra o nazismo e que presenciaram o desastre. Um deles recolheu os restos mortais do aviador e destroços da fuselagem do P-47, entregando-os à FAB. A prefeita de Pianoro, Simonetta Saliera, atendendo ao desejo dos habitantes, mandou erigir o monumento ao brasileiro. É de mármore, de um metro de altura, traz o emblema do Senta a Pua! e a inscrição sobre o jovem John Richardson Cordeiro e Silva: ¿Morreu em defesa da Itália contra o julgo nazista¿.

A homenagem ao piloto brasileiro torna-se mais significativa ao se levar em conta que ela se localiza ao lado do grande monumento aos soldados aliados que morreram na Ofensiva da Primavera(1944), uma das derradeiras operações para derrotar o III Reich.