Título: Setembro menos sangrento no trãnsito
Autor: Leandro Bisa
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2004, Brasília, p. D-4

Mês registrou menos mortes que em agosto ou setembro de 2003, mas ainda assim a média foi de uma vítima O Detran divulgou ontem sua última estatística relativa a acidentes no trânsito com mortes. Os dados relativos a setembro indicam que as ruas do DF tiveram, em média, um acidente com morte por dia durante esse período. Foram 31 no total. Entretanto, apesar do número ser elevado, é menor que os registrados em agosto último e setembro do ano passado, que, respectivamente, tiveram 37 e 35 acidentes mortais Ao todo, 298 acidentes fatais, nos quais morreram 324 pessoas, aconteceram no DF entre janeiro e setembro. O número de acidentes é 6% menor que o registrado no mesmo período do ano passado e 3% inferior ao mesmo período de 2002. Para Silvain Fonseca, diretor da divisão de Policiamento do Detran (Divipol), o motivo da queda de acidentes fatais em setembro ocorreu por conta da diminuição de eventos públicos durante esse mês.

- O número de eventos que interferem no trânsito obriga os agentes do Detran e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans) a deslocarem suas forças para garantir o controle e fluidez das vias. Em setembro o número de eventos foi menor e, por isso, a fiscalização foi intensificada - disse Fonseca.

De acordo com o diretor, as operações de fiscalização foram constantes e muitos veículos e motoristas com problemas foram flagrados e autuados.

- A fiscalização é muito importante. Para se ter idéia, na sexta-feira passada fizemos uma operação de 1h30 no Eixo Monumental. Apreendemos 15 motos com problemas. Desse total, apenas oito condutores possuíam carteira de habilitação - contou Fonseca, acrescentando que o número de motociclistas mortos no trânsito vem aumentando anualmente.

Meta não alcançada - As colisões entre veículos foram responsáveis por 39,2% das mortes ocorridas em 2004. Foram 117 batidas fatais - esta é principal causa de mortes no trânsito no DF. Em segundo lugar estão os atropelamentos, responsáveis por 37,5% das fatalidades no trânsito. Ou seja, batidas entre veículos e atropelamentos causaram cerca 77% das 324 mortes ocorridas em 2004.

Fonseca afirmou que a meta do Detran para esse ano dificilmente será atingida. A idéia era ter menos mortes que em 2001 - 421 no total. Esse número é o menor registrado no DF desde 1989.

Este ano deve terminar com mais de 430 vítimas fatais, se o ritmo de acidentes continuar o mesmo. E de acordo com o diretor, é comum o número de batidas, capotagens e atropelamentos crescer no último mês do ano, quando as pessoas aumentam a ingestão de bebidas alcoólicas e as chuvas acontecem freqüentemente. A mistura acaba resultando em muitos acidentes.

fatal por dia