Título: Maratona divide opiniões no comércio
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 22/12/2005, Economia & Negócios, p. A17

A maratona de 33 horas seguidas de vendas, como estratégia, divide opiniões no varejo. Alguns shoppings optaram por aumentar o horário de atendimento durante todo o mês de dezembro em vez de concentrar parte das vendas nos dias que antecedem o Natal. No Rio Sul, por exemplo, as lojas fecham nesta sexta-feira às 2h da manhã. No Shopping Tijuca, o fechamento será às 23h e a abertura foi antecipada em uma hora, às 9h.

- Funcionar durante 33 horas seguidas é algo que depende do bairro e do público que você atende. No Tijuca, por exemplo, a população local é muito conservadora e não há necessidade de um funcionamento como esse. Na última semana optamos por antecipar a abertura - avalia Luiz Antônio Valente, superintendente do Shopping Tijuca.

Marta de Vitto, superintendente do Via Parque, optou por estender o horário até mais tarde.

- Desde o início do mês, as lojas ficam abertas até meia-noite. Optamos por estender o horário durante todo o mês, em vez de fazermos uma ação isolada.

Jussara Nova Raris, superintendente de Marketing do Fashion Mall, Rio Plaza, Ilha Plaza e Plaza Shopping, acha válida a maratona. No entanto, ela alerta para a necessidade de observar algumas variáveis.

- É importante analisar qual é o período em que há um maior tráfego. Um shopping como o Ilha, por exemplo, que está localizado no Centro da região, não permite um acesso muito fácil durante a madrugada. Mas tudo varia conforme o comportamento das pessoas. Há alguns anos, não se abria aos domingos e, hoje, é um bom dia em vendas - completa Jussara. (B.R.)