Título: Comércio em vigília de Natal
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 22/12/2005, Economia & Negócios, p. A17

Começa amanhã a maratona para quem ainda não comprou os presentes de Natal. De olho em quem deixa tudo para cima da hora, a programação de 33 horas seguidas de compras nos shoppings do Rio, criada no ano passado, ganhou reforço. Depois da bem-sucedida estratégia dos pioneiros BarraShopping e NorteShopping, decidiram aderir à vigília consumista o Nova América, o Carioca Shopping, o West Shopping, o Center Shopping e o São Gonçalo Shopping.

São esperados cerca de 1 milhão de clientes na madrugada de amanhã para sábado, dizem os executivos do setor. Para isso, eles apostam em apresentações musicais, sorteios de última hora, estacionamento gratuito e café da manhã de graça para os consumidores. A maratona ainda ganha reforço com as horas extras de outras companhias como o supermercado Extra, as Lojas Americanas e a Casa & Vídeo - que possuem grandes espaços fora dos shoppings.

No Norte Shopping, o maior da cidade, por exemplo, a corrida às compras começa às 9h da manhã desta sexta e só termina às 18h de sábado, véspera de Natal. Serão 33 horas seguidas de compras. Já o Barra Shopping e New York City Center iniciam amanhã às 10h. A maratona acaba às 18h do dia 24.

O Shopping Nova América, em Del Castilho, terá lojas abertas durante 32 horas - o horário é o mesmo do BarraShopping. O estacionamento é gratuito entre as 23h e 9h. São esperados 300 mil clientes no horário alternativo.

- Atendemos aos pedidos dos próprios consumidores. Esse será o primeiro Natal da Casas Bahia conosco, uma loja-âncora que traz um fluxo considerável. O Nova América está se firmando como um pólo de lojas esportivas, que oferecem produtos com preços atrativos. É o caso da Nike Outlet, que inaugurou há dois meses, e a Adidas Outlet, que está expandindo e dobrando de tamanho para oferecer mais comodidade aos clientes - explica Antônio Horácio dos Santos Júnior, gerente geral do Nova América.

Com apresentações musicais durante toda a madrugada, o Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, prevê alta de 30% nas vendas. Esses números já levam em conta as negociações da Casas Bahia, que desde a inauguração, em julho, vem obtendo bons resultados.