Título: Varig mantém frota protegida
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Fonte: Jornal do Brasil, 22/12/2005, Economia, p. A20

A aprovação do plano de recuperação judicial na última assembléia de credores manteve intacta a frota da Varig. Ontem, o juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, prorrogou até 13 de janeiro a proteção contra possíveis pedidos de arresto de aeronaves por falta de pagamento de parcelas atrasadas de leasing.

Uma nova audiência acontecerá no dia 12 de janeiro, pouco depois do encerramento do prazo para o fim da proteção da recuperação judicial no Brasil, que expira no dia 8 de janeiro.

A liminar mantida por Drain impede o arresto de até 40 aviões por falta de pagamento de aluguel de aviões, mais da metade da atual frota da companhia, de 78 aparelhos. A liminar em vigor vale para empresas de leasing americanas e aviões localizados nos Estados Unidos.

Na última audiência, em novembro, o presidente da TAP, Fernando Pinto, havia prometido a Drain o pagamento de US$ 44 milhões que correspondiam a descontos de recebíveis de cartão de crédito Visa.

Ontem, o presidente da Varig, Marcelo Bottini, disse, no entanto, que a companhia vai pagar de forma escalonada US$ 20 milhões para as empresas de leasing até a próxima audiência.

A retomada do pagamento foi uma das quatro condições estipuladas por Drain, em audiência anterior, para manter a proteção da frota da Varig.

Além desta determinação, a empresa conseguiu ainda trazer de volta à operação três dos 15 aviões parados para manutenção, apresentou um novo plano de contingência de devolução de aeronaves ao juiz e mostrou o plano de recuperação aprovado pelos credores na última segunda-feira.

Mas a aprovação de um plano de recuperação e a confiança demonstrada pela Justiça dos EUA na empresa não foram suficientes para melhorar o desempenho da companhia. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), o índice de regularidade dos vôos domésticos da Varig caiu em novembro.

No mês passado, 87% dos vôos programados pela empresa aérea para os vôos domésticos efetivamente saíram, ante 92% em outubro.

A companhia voltou, assim, ao seu patamar de índice de regularidade de setembro, que foi de 86%. Segundo o DAC, o índice de pontualidade da aérea nos vôos domésticos subiu em novembro, quando 91% dos vôos saíram no horário programado, ante 90% em outubro. Nos vôos internacionais, os percentuais para pontualidade foram de 91% em novembro e 87% em outubro.

O índice de eficiência operacional da companhia nos vôos domésticos, que é uma média do indicador de regularidade e pontualidade, caiu dessa forma de 84 pontos em outubro para 79 em novembro, voltando ao patamar de agosto, quando chegou a 78.

No caso dos vôos internacionais, subiu de 80 pontos em outubro para 84 em novembro.

Com agências