Título: Intercâmbio valoriza museus
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2004, Rio, p. A-15

Brasil e Espanha: trocas de técnicas e de coleções

Promover um intercâmbio entre museus brasileiros e espanhóis. Esse é o objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com o Ministério da Cultura da Espanha. O primeiro passo do projeto toma corpo amanhã e sexta-feira, quando ocorre um ciclo de palestras no Museu Histórico Nacional, no Centro. Da jornada Brasil Espanha: Museus no mundo contemporâneo participam 100 museólogos dos dois países, entre eles a subdiretora geral de Museus Estatais da Espanha, Marina Chinchilla Gómez. Mais do que um simpósio, o encontro marca o início das trocas entre Brasil e Espanha, conforme anunciou o diretor do Departamento de Museus do IPHAN, José do Nascimento Júnior: - A vinda da delegação espanhola, com a presença da Marina Chinchilla, mostra o quanto estão dispostos a colaborar conosco. A Espanha tem grande experiência na área, faremos boas trocas na questão política, técnica e no que se refere ao recebimento e empréstimo de coleções.

José do Nascimento informou ainda que o Ministério da Cultura (MinC) enviou um projeto há três meses à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que prevê a adaptação do Sistema Espanhol de Museus - uma espécie de administração única - ao Brasil. A criação do Sistema Brasileiro de Museus envolve financiamento para recuperação e administração dos 40 museus federais, mas ainda não foi aprovada pelo governo espanhol.

- Estamos aguardando um retorno da OEI, que vai avaliar o projeto. A implantação do sistema é ideal para que a dinâmica entre os dois países seja plena - afirma o diretor.

Segundo ele, o IPHAN está realizando uma força-tarefa para reerguer os principais museus brasileiros, como o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia. Os mais afetados, no entanto, são aqueles ligados às universidades: 27 pediram ajuda financeira ao IPHAN, através de edital deste ano, entre eles, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

O diretor de museus do IPHAN lembrou que a parceria com o Ministério da Cultura da Espanha faz parte da Política Nacional de Museus, lançada em maio deste ano pelo MinC.