Título: Agenda de candidato
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/12/2005, País, p. A2

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi de um verdadeiro presidenciável. Participou de quatro eventos no Amapá, sendo três em Macapá e o outro em Santana, cidade vizinha à capital do estado. O roteiro do presidente teve, além de lançamento de obras no aeroporto, inauguração de um hospital da rede Sarah Kubitschek, o início da construção de um terminal pesqueiro e, incluída de última hora na agenda, a visita ao estádio de futebol. Em um gramado maltratado, o presidente se empolgou. Mesmo de trajes sociais, arriscou um chute e algumas cabeçadas para anunciar a reforma da praça esportiva. O estádio, conhecido como Zerão, tem em sua linha de meio-de-campo a divisa dos hemisférios sul e norte da Terra. A Linha do Equador corta o estádio.

- Vamos fazer o jogo do sul contra o norte - brincou o presidente Lula, com sua roupa ensopada de suor.

O presidente ainda trocou elogios com o senador José Sarney. Mais tarde, na inauguração do hospital, Sarney retribuiu os elogios.

- O presidente Lula é uma figura humana extraordinária, uma pessoa carismática que eu aprendi a admirar por suas qualidades - disse.

Durante reunião hoje com Lula, o PT fará apelo para que o presidente se declare já candidato à reeleição, argumentando que é preciso começar desde logo a reação à subida do PSDB nas pesquisas. A nova Executiva do partido, eleita em outubro, se reúne com Lula para tratar da estratégia eleitoral para o ano que vem.