Título: Maia: Ciro é ''bobão''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/12/2005, País, p. A2

O líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), criticou ontem a equipe de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e classificou o ministro de Integração Nacional, Ciro Gomes, como ''um bobão'' e o ministro da Fazenda Antonio Palocci como um ''fujão''. As críticas foram feitas durante entrevista na qual Maia comentou a reunião ministerial feita na segunda-feira no Palácio do Planalto.

A declaração foi feita quando indagado sobre o desafio feito por Ciro Gomes, que afirmou que qualquer número do governo Lula é superior aos números do governo anterior, Maia disparou:

- O ministro Ciro Gomes é um bobão. Desafia e na hora que tem que cumprir o desafio vai muito mal.

Maia lamentou que a análise feita pelo governo do seu desempenho tenha sido tão positiva.

- Queremos que o governo explique porque cada uma das suas pastas não executou nada do que o presidente Lula prometeu na campanha - cobrou o deputado pefelista.

Maia quer que os ministros do governo Lula compareçam ao Congresso Nacional para fazer a defesa do governo pedida pelo próprio presidente. Foi ao fazer essa cobrança que Maia também disparou contra o ministro da Fazenda.

- O ministro Palocci tem que responder a muitas questões da área econômica, explicar o desastre do terceiro trimestre e falar sobre as denúncias de corrupção. O ministro virou um fujão. Tem fugido de vir ao Congresso - atacou incitando o debate.